sexta-feira, 13 de março de 2009

O sexo dos fakes

Jovens criam perfis fakes para fazer aquilo que não teriam coragem de fazer na vida real
por Letícia da Rocha

Todo mundo sabe que a internet é o meio de comunicação por excelência dos tempos em que vivemos. Todo mundo usa, seja para o lazer ou no trabalho. Pelo menos no Brasil, um dos espaços mais cobiçados do chamado mundo virtual é o Orkut, uma página por meio da qual as pessoas criam perfis com suas características, postam fotos, conhecem pessoas e se relacionam.

Mas há uma possibilidade no mínimo inusitada de circulação das informações que passam pela plêiade de comunidades do Orkut. São os já batizados fakes, que criam perfis fictícios para si mesmas a fim de se relacionaram com outras pessoas igualmente inexistentes. Além de idealizar uma história, os fakes vasculham o espaço virtual atrás de fotos de que possam se apropriar. Também é comum que esses fakes encarnem mais de uma personagem.

Esse é o caso de Jéssica Bruna Assis, uma estudante de 13 anos. Ela tem três fakes, todos eles com sua própria personalidade e suas próprias circunstâncias. Uma das personagens encarnadas pela estudante é Chantilly, que em sua vida fictícia tem 19 anos e estuda direito. Já Julianna Palloccy tem 21 anos, estuda engenharia e tem o bombástico apelido de Tia Zinha. O terceiro fake de Jéssica é Talles Feliph.

Morena perfeita
Já há comunidades capazes de oferecer as fotos de que os fakes precisam para definir um rosto. “Não pego foto de uma mulher só”, explica a estudante Jéssica Bruna. “A da minha Tia Zinha é uma morena perfeita”, esclarece. As comunidades de fakes também oferecem a seus integrantes nomes e perfis para os personagens a serem apropriados. Jéssica pegou os nomes de suas fakes em uma dessas comunidades.
Essas pessoas acabam criando vida. Fazem amizades, estudam, trabalham, namoram e até têm filhos. Como os jovens da vida real, esses fakes criam comunidades no Orkut. “Tem comunidade pra tudo”, revela Jéssica. “Trabalho, escola, igreja.” Na comunidade dedicada à faculdade, os fakes chegam a ter salas numeradas. “Você chega e entra no tópico e posta o que esta fazendo. Exemplo: ‘Entrei, sentei, abri o caderno.’”

Também como na vida real, os fakes têm paixões arrebatadoras. Esse é o caso da loura Victoria, 19 anos, mais conhecida como Blôôk. Fake criado por Larissa da Silva Oliveira, Blôôk namora com Rafinha há duas semanas. Uma jovem com “corpão”, o fake de Larissa Oliveira já viveu relações mais longas. “Mas meu namoro mais longo foi de 1 ano, com o Thiago”, explica Larissa. O namoro entre os fakes também tem briga, ciúme e paixão. “Enfim, é um relacionamento normal.”

Grávida de seis meses
Os fakes de Jéssica Bruna Assis também mantêm suas relações amorosas. “Quando sou a Chantilly, namoro o Paulinho Lokinho”, explica. Esse é um relacionamento normal, que envolve saídas à noite e sexo à vontade, mas não brigas ou ciúmes. “Chantilly e Lokinho estão juntos há anos.” Já a Tia Zinha namora há apenas um mês com Sony Kim e está grávida de seis meses.” Quando nascer, a filha de Tia Zinha e Sony Kim se chamará Mell. Jéssica Bruna já tem as fotos de Tia Zinha grávida. No momento, ela procura fotos para a criança.

As comunidades fakes possuem também suas instituições, para legitimar relações que em alguns casos acompanham o casal até o envelhecimento. Os casamentos são feitos em igrejas, com padres, testemunhas e convidados, todos igualmente fakes. Uma das coisas boas do mundo fake é que você pode encarnar uma pessoa do sexo oposto. Esse é o caso do gerente de banco Talles Feliph, 20 anos, fake de Jéssica Assis. O apelido de Talles é Ýoutubê.

“Criei Talles para namorar a Tia Zinha”, explica Jéssica. “Mas eles terminaram e hoje ele está namorando a Capetinha.” Há pelo menos um detalhes no mínimo surpreendente nessa relação entre Ýoutubê e Capetinha. É que a Capetinha já foi bissexual. “Ýoutubê teve ciúme dela uma vez quando foi deixar um recado no orkut dela e descobriu que antes ela era bissexual.”

É inevitável que essas pessoas de carne e osso comparem a vida real com a dos fakes. “No fake, você pode fazer coisas que no mundo real não faria”, arrisca Larissa, que, ao contrário dos seus personagens, não pretende nem casar nem ter filhos. Jéssica também gosta da liberdade de fazer aquilo que é impedida na vida real, principalmente quando o que está em questão são as relações amorosas. “Os fakes não têm ciúme.”

38 comentários:

  1. Simplismente perfeita a matéria..
    Muito manero meeesmo.

    Ainda to lendo, mas ja tenho minhas conclusões formadas.

    O texto esta super-mega-tera-bem-escrito. Muito completo e objetivo, o tipo de texto que eu devo me espelhar. Muito bom mesmo.

    ---------------------

    Talles Feliph!! Nossa que nome mais &$Cr0TO. Realmente o mundo dos fakes é absurdamente louco, mas totalmente aceitável.
    Como dizia meu professor: "Na essencia do simplório, habita a complexidade".

    O mais engraçado ehqe em maioria os fakes são pessoas totalmente a margem da sociedade ou seja.

    Quanto mais social no fake vc eh, indica que no mundo real provavelmente vc n tem vida social.

    Um dia desse mesmo, eu vi um gordinho na lan-house com um fake de um personagem feminino, conversando com um outro personagem fictício feminino.Logo pensei: - Karaaaaca maneh, neguim eh F#D@.

    ResponderExcluir
  2. Bem eu tenho uma fake, mais não levo muito a sério isso.Sim eu gosto muito de entra nele , mais não sou como minha amiga FLÁVIA.
    Minha amiga entra 1:00 PM , sai á 00:30 AM .
    É esse tempo tudo , é so no fake !
    Beijoos da JooHxx LL'

    ResponderExcluir
  3. Ah meeu tiipoo euu teenhoo fakee , e não achoo nadaa dee erradoo niisso, sóo ter coonciiênciia do que estáa falaandoo , do que estáa fazendoo , e nãao ser muiitooh viiciiadaa, maais ter um fakee tem suas vantaageens por exemploo : faiz noovas amiizadees (na vidaa real ), a meeu tiipo eeeuh goostoo e nãao tenhoo naadaa coontra ^^)
    Essa é miinhaa opiiniãao !

    Beiijoos

    ResponderExcluir
  4. Tipo,eu taambém tenho fake'
    Era (qer dizer só) viciada'
    sendo qe tipo' minha mãe chamõ um tecnico qe bloqueô orkut e msn só posso entrar de 19:00 as 22:30 isso é uma merda'
    eu tõ tentando viveer seem mexeer no fake o diia inteiro' maais não tô conseguindo eu só muito viciada nisso
    Tipol'z Ja tive Fake de Homem
    ele se chamava David Mattiuz'
    Tinha 4 perfis lotados e o 5 tava lotando
    ae eu dõeei pro meeu primõ (:

    Bgs'

    ResponderExcluir
  5. Olha eu por exemplo tenho 2 fakes mulheres e elas tem vidas sexuais ativas, eu adoro todo esse negocio de fake pq quando estou nele esqueço dos problemas da vida off (vida real)

    ResponderExcluir
  6. reportagem perfeita... eu tenho fake... e é exatamente desse jeito que foi descrito na reportagem...

    ResponderExcluir
  7. ' aaaain meus fakes são ótimos, os 2 que ta ai na fotos são meus ! *-* Eu sô viciada en fake, fico quase 24 hrs do dia no fake !

    ResponderExcluir
  8. Puts! Pegaram logo os capengas pra ilustrar a vida fake! Aqui, galera!!! Vamos entrevistar os fakes mais elaborados, aqueles que tem um pouco mais de conteúdo, jogam RPG, criam personagens mais complexos. Bora? Exploraram só a casca, falou a verdadeira essência!

    ResponderExcluir
  9. aaii. eu so viciada em fake.. 24hrs fake♥.
    adoro ser fakee! afinal eu so uma fake!!
    tenho 28 orkuts fakes! 14 sao melhere e o resto homens! é muuito maneiroo!

    ResponderExcluir
  10. TBM tenho fake *--* Atóron entrar nele..
    Meu nome lá é Néssie Swan Cullen Black, e tenho uma marido chamado Jake' x) Black, nós dois temos 14 anos.. e temos familias e tc...
    E a minha mãe no fake (Bella Woöps Swan) Ta gravida do meu padrasto (Jacob Awander), e o meu pai ('Edward<~ Cullen)quer se casar com a minha "madrasta" (Alicinha Cullen) que já tem
    4 filhos adotados.. e eu odeio o Zac e o Edward Cullen, eles são os mais chatos.. mais eu atóron o Sam e o Sem *-*

    ResponderExcluir
  11. eu tenho fake que er a Fhaille Bloond, e acho interessante esse mundo.

    ResponderExcluir
  12. u_u o meu fake é o melhor, er pica, esses dai são capenga (aqueles que nao estão na moda) então adiciona ae ô Derick da Xurupita. u_u ele er gato. eu acho legal esse mundo fake pois podemos fazer algo que nao fazemos na vida real ou que nao podemos. e aprendemos muito, eu aprende a ter mais atitude no fake. *-*

    ResponderExcluir
  13. ja tive fake.fiz 2 fakes homens só p ver como era,foi viciante,mas depois perdeu a graça,tava cançada de fingir quem eu num era,é bem legal no inicio,num tenho nada contra,(até pq eu ja tive e é legal).
    agora fake,só amigo...

    ResponderExcluir
  14. Olha nao tenho nada contra mais as pessoas Fakes são na verdades pessoas que na maioria das vezes tem vergonha de si mesma

    ResponderExcluir
  15. Bem eu tenho 1 Fake e eu acho legal mais não levo nada a serio até por que é uma coisa viciante, e quando voocê começa um Fake voocê tem que criar um msn fake e começa as paquera e tudo mas ...

    ResponderExcluir
  16. Tipõõ,eu tenho fake'
    adoooroo , axo que te encoraja a fazer coisas na vida real pq vocÊ testa no fake como as pessoas reagemm ii vc toma coragem'
    adoooorei o texto axei bem explicado ee realmentee no fake vocÊ tem sentimentos'
    até aa ofãã {{a dona do fake)) pode se apaixonar'
    eu já tive um namorado que eu conheci ele atráves do fake'
    eramos namorados somente no fake'
    descobri que ele era da minha mesma cidade ee marcamos um encontro depois de variios encontros ele me diu em namoroo'
    fikei com ele 1 anoo foi tudu di bomm'
    até hoje ainda namoro com ele no fake :D

    ResponderExcluir
  17. isso é coisa de quem não tem nada uque fazer vlw??

    ResponderExcluir
  18. Muéres como eu fasso pra coloca uma foto miinha?

    ResponderExcluir
  19. eu não tenho nada contra fakes, pois la esqecemos dos problemas da vida real, criamos amizades novas, aquilo vicia sim, mais o ministerio da saude naum adverte *-*
    (qebom), os fakes ajudam as pesooas a esqecrem seus problemas em off, pois la ér tipo um mundo diferente :D
    eu tenho 3 fakes uma elizabeth, o bernardo ea fernanda,:D

    ResponderExcluir
  20. Nossa, mto booa a reportagem. Tbm tenho fake (:

    ResponderExcluir
  21. Tudo começou em janeiro mesmo nao faz muito tempo mas com a intensidade que as coisas aconteceeeram parece que se passaram anos *--*. Eu sempre achei isso de fake meio chato meio sem noçao como alguem pode conversar com pessoas que nunca se queeeer viu ou sabe quem é mano, Mas graças&infelizmente umas amigas minhas me convenceram de fazeeer um fake elas já tinha há bastante tempo e eu fiz na intençao de já ver que era bem chato e DLT e elas nao falarem mais sakas? haush', Mas eu fui conheceeendo muitas pessoas tive varias amizades namoral foi tudo tao rapido algumas pessoas bem simpaticas e eu era meio capenguinha mas aprendi mt coisa graças a uma pessoa que sumiu :(.. "gosto da liberdade de fazer aquilo que só impedida na vida real, O fake é uma droga" , "O fake é um vicio sem volta" eu tenho um fake a uns dois anos mew fake é muito boom kra demais mais quem não tem nem faça porque vocêê vicia a minha fake é kids o nome dela é esponjinhãaã de maracúuja eu amo de coraçãao minha fake odeio pessoas capengás que ficam flando mal de fake já DLT varias vezes mais sempre volto porque nem eu sei eu realmente já sofri muito nesse mundo virtual muito pela distância sempre quandoo você gosta de alguéim morra longe a pankas vocêê nunka sabe quem é quem en off enfim [...]
    eu namorei 2 meses com um menino chamado pietro acabei que com o tempo descobrii que en off ele era uma mulher man' queria morrer lixa*
    depois que vocêê faz um fake tée en off vc fica diferente eu tenho 17 anos en off minha vida é normal entre abas --' enfiim '
    eu amo minha fake de coração mais tenho minnha vida off meus amigos não fico 24 hrs' viciada no fake '-' porque nem dáa mew isso é divertidoo sim é legal sim mais a vida off é melhor (yn
    Beijinhos da mayra aqui :*

    ResponderExcluir
  22. bom gente eu ja tive uma fake, alias recriei elas varias vezes em nome de um grande amor, ele se chamav cris way,eles namoraram 1 ano entre brigas, ciumes,traiçoes,indas e vindas, e bom kuando completaram um ano acabamos de vez e eu resolvi exclui-la pq akilo ja tava mexendo com minhas emoçoes, eu me envolvi de verdade alem dos fakes tinha ciumes do off dele (criador do cris way) e hoje acabou tudoo, mas ainda tenho o fake dele que é outro, mas ele nao sabe hsushushua,bom criei tres fakes e to criando mais um mas nem entro,sabe nao tem mais akela graça...

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho hihi mas sinceramente, tá uma droga aquilo lá. u.u

    ResponderExcluir
  24. Eu primeiro tinha doacao de fotos de artista ! nessa doacao eu tinha uma mae. ai essa me ela ia se deleta. entao eu pedi o feke dela para mim decha como tava . ela me deu ai eu mudei o neme tudo . Passo um tempo eu fui me ajeitando foi quando eu fikei fera rsrs.. Eu nao tenho nada contra orkut feke acomtrario sou afavo !! Nesse feke eu fasso tudo que eu nao posso fasse.. sou casada tenho uma filha e um filho bebe Tenho um marido maravilhoso te 3 melhores amiga !! as pessoa fala que e perigoso , sim e perigoso mais e muito bom so a gente toma cuidado nao fala nosso nome verdadeiro onde a gente morra.. e la eu nao sou mais figen eu tem vidas sexuais ativas, eu adoro todo esse negocio de fake pq quando estou nele esqueço dos problemas da vida off (vida real) entao e isso !!Blz

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho fake , e pra falar a verdade odeio as pessoas que fazem fake do sexo oposto a elas na vida real,e ainda dps namoram com alguem, porke as vezes [melhor dito quase sempre] os sentimentos sao reais, VOCE é o Fake, disso tem que sempre se lembrar...
    e é horrivel descobrer que vc axava q namorava com um menino [por exemplo] e namora com menina D: a vdd é mt triste... eu so digo msm, porke algums nem se importam!

    ResponderExcluir
  26. Ah, porra, vai falar do fake na pqp! silvia4

    ResponderExcluir
  27. Aaah gente eu tenho um fake..Por um lado é bom e por outro me sinto mal por estar mentindo para uma pessoa.Maiis eu amo meu fake eu tento deletar/ maiis num consigoo la tem muitas pessoas que eu amooh!!!Maiis eu tbm num tenho nads contra

    ResponderExcluir
  28. eu tenho 2 fakes e amo
    estou viciada neles
    é mtt bom vc eskece tdos os problemas da sua vida real ,mas tem q tomar cuidado pq a pessoa q vc vive é vc...todos somos humanos com sentimentos...ja me apaixonei por uma pessoa fake...mas ele naum sabia é mtt ruim quando acontece isso
    mas mesmo assim continuo no fake e naum tenho nada contra...eu recomendo..rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. eu já tenho 1 ano de fake,e acho legal,já tive vários namorados,já fui casada,já tive amante uhsuahs agr to solteira! mas o que importa não é que não temos nada pra fazer,e sim porque lá encontramos pessoas sinceras,legais,fofas ... e mto mais ... encontramos pessoas que jamais encontraremos na vida real,lá não encontramos pessoas falsas e cara de pau ... nos apaixonamos,nos divertimos,sofremos e fazemos muitas outras coisas ... eu não tenho vergonha de admitir que sou viciada em fake,mas não sou tanto como era antes. Eu LOVE my fake s2

    ResponderExcluir
  30. Sou menina , mas tenho fake masculino à algum tempo gosto de entrar nn minto quando digo que entro todo dia, mas nn trago minha vida fake pra vida real, nn shoro por nada tenho fakes a 4 anos sempre de meninas ' mas agora to mudando um pouco na minha vida normal eu sou hetero ' amo fake nn penso em largar tão cedo ;

    ResponderExcluir
  31. tipoo, eu tenho fakes eu ja fiz um monte de fakes ixii nem lembro mais quantos eu ja fiiz, mais é assim eu sou MENINO e tenho fakes de meninos e meninas seila eu acho otiimo fake, eu esqueço de tudo dou muitas risadas e tudo mais pra mim eu passo o dia-noite no pc so no fake KKKK'
    eeu adoro fake, qe eu crio .
    faloow galera
    ps: kawanziinhu aqe .

    ResponderExcluir
  32. eeu nao tenho ndaa contra fakes pqe eu tbem tenhoo KKKK' xd .
    PS: kawaanziinho

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho fake desde de 2009, ja dlt é voltei varias vezes, pq a partir do momento que vs entra no fake, vs não consegue mais sair, é como se vs tivesse uma outra vida! amigos novos família nova tudo novo.O fake é muito importante pra é as pessoas que encontrei tmb, amigos que até levei pra vida off( vida real), bom só msm quem tem pra saber como é bom!

    ResponderExcluir
  34. Bom tenho 2 faakes , Pietra Xerron Devassa & Raphaell Deville Adida muler so dig uma coisa : MT BOM !

    ResponderExcluir
  35. fake é muito bom, e ao mesmo tempo muito ruim. mas eu amu

    ResponderExcluir
  36. Sou garota,18 anos Tenho fake de garoto (B! Drake da maconha )e namoro outro, ele é garota tambem e sabe quem sou. Mas a maioria acha que sou menino porque eu mostro foto de um amigokk. Acho que é diferente sabe agente se distrai e esquece tudo. Mas tem ciúmes sim quem diz que não, não ama né kk e agora a moda sao fakes ROCKERS e perfis com abouts HTML e avatares (fotos pra perfil ) no tamanho 200x350 e nem tudo sao comunidades mais... E éisso ai gente esse é o fake 2012

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...