quinta-feira, 12 de março de 2009

Nova Iguaçu cinqüenta graus

Onde cada um se protege como pode
texto e fotos de Alcyr Cavalcanti

Está fazendo um calor “de rachar”, onde cada um se protege como pode. As pessoas caminham a passos lentos, procurando um cantinho com um pedacinho de sombra. A cidade está dividida em duas partes: 90% se protegem na sombra, 10% são obrigados a enfrentar um sol de cinqüenta graus.

Guarda-chuvas se transformam em sombrinhas. Nunca se venderam tantas, nem na época das chuvas de 2008, competindo com ventiladores, o campeão das vendas entre os eletrodomésticos.

O calor faz a festa dos ambulantes. Vende-se água de coco como nunca. Água mineral começa a faltar, a sede aumenta, refrescos são o substituto apesar da precária higiene. Ninguém quer saber de onde vem a água, que faz o caldo de cana. O negócio é saciar a sede. Bebe-se de tudo, na hora da boca seca qualquer liquido é bem-vindo. Pedaços de gelo que caem dos carrinhos de entrega são disputados pelas crianças.


Nos postos de saúde, as filas só fazem aumentar. Fala-se em um tal de “rota-vírus”, que já derrubou centenas de pessoas. Crianças ainda pequenas e os muito velhos são as vitimas preferidas. Os médicos não explicam exatamente o que é afinal esse vírus, se vem da água, do ar, dos alimentos afetados pelo calor. A bancada que vende hortaliças e verduras tem um aspecto desolador. De verde, as folhas estão quase roxas de calor e de um pouco de raiva, por não terem uma gotinha d’água sequer para amenizar o sol escaldante.


Deuses que controlam os ventos, as chuvas, as tempestades, tenham piedade de nós. Que venham as águas, que voltem a rolar, mas sem tsunami.

4 comentários:

  1. Que texto maravilhoso! E as fotos estão ilustrando-o muito bem.

    ResponderExcluir
  2. O texto tah bem maneiro, sérim, soh acho q vc deixou tudo catastrófico ao extremo..Fora isso tah show de bola

    ResponderExcluir
  3. Só andando devagarzinho mesmo. Só de saber que posso chegar suado em algum lugar ja fico desanimado. Da vontade de voltar. È meu, o sou ta dando cascudo! Por isso que sou fã do clima europeu.

    As fotos ficaram muito boas, boas mesmo! Até a Viviane Araújo saiu em uma, fazendo aumentar a temperatura. HuaHua Nova Iguaçu 50graus. Titulo melhor não poderia.

    ResponderExcluir
  4. parabens pelo texto relmente voce esteve em nova iguaçu e ficou para fazer estas observaçoes e que fotos lindas imagens perfeitas de como nossa cidade e quente a adorei o gari (Romario)que todos em nova iguaçu conhece a mais de 10 anos no mesmo trecho

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...