quarta-feira, 18 de março de 2009

Cartas da Liberdade

Aposentados jogam na Praça da Liberdade há 20 anos
por Marcos Paulo

T
odas as manhãs um grupo de idosos se reúne na Praça da Liberdade, no Centro de Nova Iguaçu. Eles começam a chegar por volta das oito horas e ficam por lá até a hora do almoço. Ocupam o seu tempo jogando cartas. Do pôquer ao buraco, vale tudo.

Quem organiza a jogatina é a Associação de Aposentados de Nova Iguaçu. “Isso aqui é uma diversão”, conta o também aposentado José Carlos, 64 anos, uma espécie de secretário das mesas. “O dinheiro serve para a gente sempre ter cartas novas, os tecidos para forrar as mesas e o cafezinho”, acrescenta.

As mesas da Praça da Liberdade atraem cerca de 20 idosos há mais de 20 anos. “Todos nós viemos aqui desde a criação da associação”, afirma José Carlos. Ninguém sabe dizer ao certo que foi o criador da associação.

Sempre se forma uma pequena multidão em torno do carteado, de que José Carlos também participa depois que todos os grupos estão formados. “Ganho todas”, orgulha-se o aposentado.

Os aposentados se reúnem embaixo de uma lona armada por um vendedor de lanches, que está sempre no local. Não são todos os idosos que se arriscam a jogar.

7 comentários:

  1. Sempre vi esses idosos na Praça da Liberdade, mas nunca pensei q haveria uma Associação dos Aposentados por trás dsso..

    Realmente me surpreendeu.. ebm interessante

    ResponderExcluir
  2. Ha Ha ! Eu tbm, nunca imaginei que tivesse essa tamanha organização e talz. Pra mim os Coroas chegavam lá e falavam uns para os outros "Quer jogar comigo ?" huahuahua

    Sem contar outros jogos que rolam la até a noite, dama,dominó, pega vareta,purrinha, bafo-bafo, jokey-pô e por aí vai brother. rs

    Deveria ter uns campeonatos, talvez ja tenha. Os coroas não querem nda. Maior desculpa pra ficar azarando as vendedoras das lojas ao lado. hi hi! Brincadeirinha, estão certos vão curtir no lazerzin de uxeis. Melhor do que ficar nas máquinas de caça-niqueis e enxendo a cara. Só não vale apostar a dentadura. kk*

    ResponderExcluir
  3. Cara também pensei que os velhos ficavam ali a toa. Agora confirmei...
    Mas não de parabenizar pela matéria, é super importante frizar a vida dessas pessoas. Dar valor a Nova Iguaçu.

    Parabéns Marcos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa cara achei mto legal essa história de associação de aposentados! eu tb sempre vi os vovôs alii mas neem desconfiava de nada! =)

    ResponderExcluir
  5. A foto tb tah maassa.!!
    A cara do tiozinho com o cigarro tah gringa. Parece q ele tah pensando:
    -Uma trinca de Azes!! Agora vou mostrar pra eles quem manda aqui.rsrsrssrs.



    Oldmen OWNAN!!

    ResponderExcluir
  6. parece que todo mundo achou muiito errado,a jogatina é bem organizada rapá.
    marcos excelente matéria.
    parabéns.
    Wanderson Duke

    ResponderExcluir
  7. Nunca tbm imaginei que haveria uma ajuda por trás disso,nen sei quem sao eles,mas msm assim n pensei que alguém ajudaria esses idosos.
    Adorei a Matéria Marcos
    Meu Futuro Jornalista
    hahahah

    Bjs: marília

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...