sexta-feira, 26 de junho de 2009

Scrap de papel

MIGUEL COUTO

Correio Amigo da Ana Maria Ramalho aproxima alunos e incentiva a leitura e a escrita
por Camilla Medeiros

O processo de alfabetização é longo e exige muita dedicação dos professores. Por isso, todos os recursos utilizados para esse fim se fazem necessários na hora de ajudar os alunos. Como também enfrenta essas dificuldades, a Escola Municipal Ana Maria Ramalho se propôs a desenvolver uma estratégia para facilitar o processo educacional. O projeto "Correio Amigo" é resultado desse esforço.

O objetivo deste projeto é estimular a escrita e a leitura dos alunos. Um mural bem grande e colorido, feito com materiais recicláveis, foi colocado no pátio da escola. O mural possui várias caixinhas com o número correspondente às classes, para que as crianças depositem cartas para os alunos de outras classes e até mesmo para funcionários. Para isso, um aluno de cada classe foi nomeado carteiro. Ele é o responsável pela distribuição das cartas para sua turma.

“Esse projeto está tendo um papel fundamental no processo de alfabetização”, afirma Eleonora Agueiras, coordenadora de incentivo à leitura. “Elas sentem prazer em escrever e ler suas cartas. A leitura não se tornou obrigatória e sim um momento de brincadeira.” Além de incentivar a escrita e a leitura, o projeto Correio Amigo também aproximou as crianças de todas as classes, criando laços de amizade entre elas.

Mariana Borges, campeã das cartas, aprova a brincadeira. “Todos os dias eu escrevo cartas para minhas amigas, e recebo várias também”, confessa. Já Vitória Nascimento adora enfeitar suas cartas, e aguarda, sempre ansiosa, pelo momento do carteiro na sala de aula. “Eu peço para minha mãe comprar papéis de carta com desenhinhos, e escrevo sempre para a tia”, diz a menina. O sucesso do Correio Amigo pode ser notado no mural, que está sempre repleto de cartas para serem distribuídas na escola.


Interatividade:
O que você escreveria para a menina mais bonita da escola, se tivesse o Correio Amigo?

Um comentário:

  1. Eu escreveria assim...
    "Menina bonita dos olhos de mel. Se te desse um beijo veria o céu! Casaria contigo de passado papel! com direito a buquê de flores e véu! declamaria pra você um poema de cordel e ao final da festa dar-te-ia um anel. Te amo Te amo e Te amo!!!
    Se eu fosse jovem reporter com você publicaria o seu nome no blog!!!
    S2 Edson Borges e Fernanda Bastos S2

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...