segunda-feira, 8 de junho de 2009

Experiências de vida

CERÂMICA
Nós da Baixada consolida projeto na Cerâmica
por Livia Pereira

O projeto Nós da Baixada, desenvolvido no bairro da Cerâmica, traz em seu nome a filosofia de um trabalho que tem dado muito certo. Iniciado no ano de 2005, ele é a continuação da metodologia que transformou o Vidigal numa ampla janela para o mundo. Hoje, com sede própria, eles usam o espaço que tem um foco de grandes realizações, para eventos de contação de histórias, peças de teatro e eventos descontraídos como o Varal Cultural, que é um apanhado de exposições, música ao vivo e, é claro, a sempre presente arte da dramatização.


O coordenador do projeto, Anderson Dias, conta que inicialmente os cursos eram desenvolvidos em lonas espalhadas por dez escolas do bairro. Há cursos de jogo de cena, jogo de corpo, contação de história e memória. Esse último curso representa um resgate da cultura local feito pelos alunos, através de entrevistas com moradores do bairro, pesquisas e atividades em geral que estimulam o interesse em desvendar as histórias do local. Essa relação com a escola é ampliada graças à possibilidade dos alunos participarem, mesmo sendo de escolas diferentes.

O Nós da Baixada conta com oito turmas, sendo que uma delas engajou-se no projeto há quatro anos. O objetivo do projeto não é só formar artistas, mas divulgar os artistas já existentes no nosso cenário cultural e criar experiências de vida, habituando as pessoas a estarem em contato permanente com a arte.


Interatividade:
Qual foi o espetáculo do Nós da Baixada de que você mais gostou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...