segunda-feira, 22 de junho de 2009

Emprego em qualquer lugar

CERÂMICA

Mediadora cultural da Estanislau garante que quem trabalha no Bairro-Escola consegue emprego em qualquer lugar

por Tatiana Sant'Anna

Força de vontade não falta para a oficineira Diana Souza, de 23 anos, que acredita que o ano de 2009 está sendo das crianças. Trabalhando na Escola Municipal Estanislau Ribeiro do Amaral, na Cerâmica, a jovem, que já é mãe, divide o seu tempo com as crianças do Bairro-Escola, com o filho e faculdade. Atividade nada fácil.

A mediadora sempre estudou em escola particular e sua integração ao Bairro-Escola não foi nada fácil. A jovem, que está no projeto desde Junho de 2008, pediu transferência para o Estanislau, que é perto de sua casa. Ela confessa que levou o maior susto no primeiro contato com a escola pública: “As crianças da escola pública são muito diferentes das da escola particular. Foi uma surpresa, deu vontade de sair correndo”. Mas essa vontade de fugir durou pouco.

Entre uma brincadeira e outra com as crianças, Diana conta que está sendo uma ótima experiência trabalhar no Bairro-Escola: “Quem trabalhar aqui, arranja emprego em qualquer lugar. É de grande valia”, afirma. Cursando pedagogia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ela escolheu a área por acaso. “Queria fazer história, mas só tinha pedagogia. Nesse meio tempo, fui me apaixonando pelo universo da escola, hoje acho tudo maravilhoso.” Com a teoria e a prática nas mãos, Daniela conta que agora vê o universo escolar de uma maneira mais ampla, mas humana: “A prática é bastante diferente, é necessário estar preparado para isso.”

Andando pelos corredores até a quadra da escola, Diana diz que o funcionamento do projeto na escola vai bem. A quadra não é coberta, porém isso não impede a realização das atividades. Queimada, peteca, amarelinha e ciranda são algumas das brincadeiras que fazem o sucesso não só com a garotada, mas com os professores também: “Eu acabo brincando, porque quando a criança vê que o professor está participando, ela acaba brincando também”, revela aos risos. Além da quadra, a escola dispõe de um grande espaço, facilitando assim, a integração de mais alunos.

A aluna Talita de Mello, de 9 anos, que está cursando a 3° série, diz que a mediadora é exemplar: “Ela é carinhosa, tenho aprendido muito. Ela nos ensina a ser educada com as pessoas... Estou aprendendo muito”, conta a aluna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...