segunda-feira, 8 de junho de 2009

Classificados ecológicos

MIGUEL COUTO


Crianças da Ruy Afrânio plantam mudas que trouxeram de casa
por Dariana Nogueira

Dia 5 de junho (sexta-feira), a Escola Municipal Profº. Ruy Afrânio Peixoto, em Miguel Couto, parou para dar um exemplo de conscientização e participação ativa na luta em defesa da natureza. Fruto de uma reunião pedagógica realizada no mês de maio na própria escola, o evento da última sexta-feira foi a culminância da Semana do Meio Ambiente. Os trabalhos haviam começado na segunda-feira, Primeiro de junho.

Os alunos da educação infantil ao 5º ano participaram de atividades dentro e fora das salas de aulas ao longo de toda a semana. Eles contaram com o auxílio de todo o corpo docente e dos voluntários que trabalham no Horário Integral. De segunda à quinta-feira, os alunos confeccionaram cartazes abordando os mais variados temas ambientais, como poluição, desmatamento, queimadas e preservação da natureza. Eles utilizaram diferentes linguagens, indo das histórias em quadrinhos às pinturas, passando pelas colagens e pelo que chamaram de “classificados ecológicos”, por intermédio dos quais os alunos reivindicavam seus direitos ambientais de forma criativa e inteligente.

“Procura-se um mundo melhor que não tenha destruição” e “Procura-se um homem que não jogue lixo no mar, que não corte árvores, que não polua o nosso mundo, que ajude o nosso planeta”- era o que diziam alguns anúncios presentes no jornal-cartaz.

Na sexta-feira, os alunos puderam expor os trabalhos, com uma cerimônia na quadra da escola, onde, além da fixação dos cartazes nas paredes, foram plantadas algumas árvores - trazidas de casa pelas próprias crianças. As crianças também apresentaram frases de esperança no futuro. "Viva a natureza!", dizia a pequena Shaíza, de cinco anos, orgulhosa por ter plantado sua primeira árvore.

O evento, embora fechado para o público, pode contar com a presença de alguns pais e muitos curiosos que passavam atentos em frente ao portão da escola.


Link interativo:
Pra quem diz que não tem tempo, não há mais nenhuma desculpa...
Agora você pode plantar uma árvore virtualmente! É só clicar:

http://www.clickarvore.com.br/


Interatividade:
Escreva um classificado ecológico e mande para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário