segunda-feira, 8 de junho de 2009

Classificados ecológicos

MIGUEL COUTO


Crianças da Ruy Afrânio plantam mudas que trouxeram de casa
por Dariana Nogueira

Dia 5 de junho (sexta-feira), a Escola Municipal Profº. Ruy Afrânio Peixoto, em Miguel Couto, parou para dar um exemplo de conscientização e participação ativa na luta em defesa da natureza. Fruto de uma reunião pedagógica realizada no mês de maio na própria escola, o evento da última sexta-feira foi a culminância da Semana do Meio Ambiente. Os trabalhos haviam começado na segunda-feira, Primeiro de junho.

Os alunos da educação infantil ao 5º ano participaram de atividades dentro e fora das salas de aulas ao longo de toda a semana. Eles contaram com o auxílio de todo o corpo docente e dos voluntários que trabalham no Horário Integral. De segunda à quinta-feira, os alunos confeccionaram cartazes abordando os mais variados temas ambientais, como poluição, desmatamento, queimadas e preservação da natureza. Eles utilizaram diferentes linguagens, indo das histórias em quadrinhos às pinturas, passando pelas colagens e pelo que chamaram de “classificados ecológicos”, por intermédio dos quais os alunos reivindicavam seus direitos ambientais de forma criativa e inteligente.

“Procura-se um mundo melhor que não tenha destruição” e “Procura-se um homem que não jogue lixo no mar, que não corte árvores, que não polua o nosso mundo, que ajude o nosso planeta”- era o que diziam alguns anúncios presentes no jornal-cartaz.

Na sexta-feira, os alunos puderam expor os trabalhos, com uma cerimônia na quadra da escola, onde, além da fixação dos cartazes nas paredes, foram plantadas algumas árvores - trazidas de casa pelas próprias crianças. As crianças também apresentaram frases de esperança no futuro. "Viva a natureza!", dizia a pequena Shaíza, de cinco anos, orgulhosa por ter plantado sua primeira árvore.

O evento, embora fechado para o público, pode contar com a presença de alguns pais e muitos curiosos que passavam atentos em frente ao portão da escola.


Link interativo:
Pra quem diz que não tem tempo, não há mais nenhuma desculpa...
Agora você pode plantar uma árvore virtualmente! É só clicar:

http://www.clickarvore.com.br/


Interatividade:
Escreva um classificado ecológico e mande para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...