sexta-feira, 26 de junho de 2009

Scrap de papel

MIGUEL COUTO

Correio Amigo da Ana Maria Ramalho aproxima alunos e incentiva a leitura e a escrita
por Camilla Medeiros

O processo de alfabetização é longo e exige muita dedicação dos professores. Por isso, todos os recursos utilizados para esse fim se fazem necessários na hora de ajudar os alunos. Como também enfrenta essas dificuldades, a Escola Municipal Ana Maria Ramalho se propôs a desenvolver uma estratégia para facilitar o processo educacional. O projeto "Correio Amigo" é resultado desse esforço.

O objetivo deste projeto é estimular a escrita e a leitura dos alunos. Um mural bem grande e colorido, feito com materiais recicláveis, foi colocado no pátio da escola. O mural possui várias caixinhas com o número correspondente às classes, para que as crianças depositem cartas para os alunos de outras classes e até mesmo para funcionários. Para isso, um aluno de cada classe foi nomeado carteiro. Ele é o responsável pela distribuição das cartas para sua turma.

“Esse projeto está tendo um papel fundamental no processo de alfabetização”, afirma Eleonora Agueiras, coordenadora de incentivo à leitura. “Elas sentem prazer em escrever e ler suas cartas. A leitura não se tornou obrigatória e sim um momento de brincadeira.” Além de incentivar a escrita e a leitura, o projeto Correio Amigo também aproximou as crianças de todas as classes, criando laços de amizade entre elas.

Mariana Borges, campeã das cartas, aprova a brincadeira. “Todos os dias eu escrevo cartas para minhas amigas, e recebo várias também”, confessa. Já Vitória Nascimento adora enfeitar suas cartas, e aguarda, sempre ansiosa, pelo momento do carteiro na sala de aula. “Eu peço para minha mãe comprar papéis de carta com desenhinhos, e escrevo sempre para a tia”, diz a menina. O sucesso do Correio Amigo pode ser notado no mural, que está sempre repleto de cartas para serem distribuídas na escola.


Interatividade:
O que você escreveria para a menina mais bonita da escola, se tivesse o Correio Amigo?

Um comentário:

  1. Eu escreveria assim...
    "Menina bonita dos olhos de mel. Se te desse um beijo veria o céu! Casaria contigo de passado papel! com direito a buquê de flores e véu! declamaria pra você um poema de cordel e ao final da festa dar-te-ia um anel. Te amo Te amo e Te amo!!!
    Se eu fosse jovem reporter com você publicaria o seu nome no blog!!!
    S2 Edson Borges e Fernanda Bastos S2

    ResponderExcluir