
A leitura sempre fez parte do cotidiano da escola, que não à toa foi a que mais cresceu no índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Mas ninguém dentro dela nega o salto de qualidade no projeto desde a chegada do mediador cultural Márcio Rufino, de 36 anos.

A obra de Monteiro Lobato caiu como uma luva no novo momento das oficinas culturais, que estão trabalhando com a cultura popular brasileira. “São poucos os momentos da literatura nacional que dialogam com personagens do nosso folclore com tanta intensidade”, afirma Rufino.

O livro aguçou a criatividade das crianças e surgiram várias sugestões, como as interpretações e leituras em grupo. Um dos momentos mais marcantes da relação das crianças com as histórias de Tia Nastácia foi a apresentação da música “Emília”, de Baby Brasil.

Para a professora de Samuel, Janaina Cavalcante, de 40 anos, é gratificante ver o interesse das crianças pela leitura. "Fico emocionada quando elas me perguntam quando vai ser a próxima vez que eles vão saber mais uma historinha contada pela Tia Nastácia."
Interatividade:
Você acha que existe alguma relação entre o projeto de leitura da Orestes e o fato de esta ter sido a escola de Nova Iguaçu cuja média mais cresceu no último IDEB?
Pode ser que sim...E pode ser que não..
ResponderExcluir[Momento filosofia]
Nunca podemos afirmar que "A" é causa de "B" apenas porque "B" se origina após "A".
Podem haver outras variáveis que determine
am a formação de "B", mas que sejam de desconhecimento público.
Mas isso não significa que "A" não tenha influencia pela formação de "B".
A matéria está ótima, mas vocês se esqueceram de salientar a enorme importância da nossa profesora de incentivo à leitura Mônica Pauluccio e que os contos presentes no livro histórias de Tia Nastácia, na verdade, foram coletados por Sílvio Romero da oralidade popular. Mesmo assim, valeu paca. Agradeço em nome de todo o Orestes Bernardo Cabrl. Abrçs!!!
ResponderExcluirMarcio Rufino (Mediador Cultural)
Márcio parabéns,fico mt feliz em saber que o Orestes conquistou seu espaço,graças a coragem e ousadia de pessoas como vc,continue sendo esse rapaz humilde,criativo e nunca,mas nunca mesmo permita que pessoas negativas te coloquem pra baixo,o incentivo a leitura do Orestes com certeza ganhou demais com a sua chegada,um forte abraço!!!
ResponderExcluir