sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mais água na boca

JARDIM PERNAMBUCO

Repórteres mirins levantam as receitas mais populares de Jardim Pernambuco
por Giuseppe Stéfano e Jéssica de Oliveira

Junho. É impossível falar desse mês sem se lembrar de uma das maiores festas populares brasileiras: as festas juninas. Essa herança portuguesa ganhou uma impressionante importância em nosso país e anualmente tem um espaço reservado na agenda de milharares de pessoas.

Fogueiras, brincadeiras, barracas do beijo, correio do amor e danças caipiras rendem horas de diversão àqueles que não deixam de participar, mas nenhum prêmio de pescaria ou bailão é capaz de roubar a atenção de um dos pricinpais atrativos da festividade: as comidas típicas, que fazem muitas bocas se encherem d'água. Indiscutivelmente, a quantidade de pratos servidos é capazes de fazer qualquer um sair da dieta e se jogar em meio a bolos, tortas, salgados, quentão, cocadas, canjicas, pamonhas e paçocas. Realmente não há quem resista.

Um grupo de repórteres mirins do Bairro-Escola em Jardim Pernambuco foram às ruas para garimpar as preciosidades da culinária encontradas nessas festas e descobriram que não é só a criançada que tem seus olhos saltados ao verem os maravilhosos pratos. A dona de casa Gerônima Arruda adora comer milho cozido e sabe preparar um bolo de milho com coco como ninguém.

A vendedora Rosane da Conceição, de 45 anos, contou ao entrevistador Carlos Antonio, de 10 anos, que sempre foi às festas, não faltando a nenhum ano. "Eu ia muitas vezes pra levar meus filhos. Esse ano vou participar de novo." E ainda revela que não resiste aos quitutes da festa e, sempre que as promove em sua casa, faz o maior sucesso entre seus convidados. "Sei fazer bolo de milho, torta de banana e bolo de chocolate. Já ensinei essas receitas para muitas pessoas."

A simpática moradora do Conjunto Habitacional Ouro Preto, que é parceira do Bairro-Escola, conta que aprendeu a preparar os doces com a vida. Quando deu por si, já sabia e ainda conta que essas receitas de festas juninas a ajudaram muito em momentos de desemprego, a sobreviver em momentos difíceis e completa dizendo que hoje em dia as crianças não pedem milho e canjica. "Eles só querem saber de bolos e pipoca".

Com certeza o inverno não é chamado de "estação delícia" à toa. Com os convidativos pratos servidos nas festas juninas, é difícil não cair na tentação.

Você também ficou com água na boca? Então papel e caneta na mão para anotar a receita do famoso bolo de chocolate da Dona Rosane!

Ingredientes:

Massa:

- farinha de trigo
- ovos
- leite
- chocolate
- fermento
- manteiga
- açúcar

Cobertura "Maria Maluca":

- chocolate
- leite condensado ou creme de leite
- granulado

Modo de preparar:

"Primeiro eu bato o ovo com a manteiga, depois eu levo leite e açúcar e a farinha de trigo e um pouco de fermento, coloco uma boa quantidade de chocolate. A quantidade vocês descobrem sozinhos. Assim fica mais emocionante."



Interatividade:
Abra o livro de receitas de sua família e nos ensine a preparar o prato mais famoso de sua casa e, se puder, envie uma foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...