sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mais água na boca

JARDIM PERNAMBUCO

Repórteres mirins levantam as receitas mais populares de Jardim Pernambuco
por Giuseppe Stéfano e Jéssica de Oliveira

Junho. É impossível falar desse mês sem se lembrar de uma das maiores festas populares brasileiras: as festas juninas. Essa herança portuguesa ganhou uma impressionante importância em nosso país e anualmente tem um espaço reservado na agenda de milharares de pessoas.

Fogueiras, brincadeiras, barracas do beijo, correio do amor e danças caipiras rendem horas de diversão àqueles que não deixam de participar, mas nenhum prêmio de pescaria ou bailão é capaz de roubar a atenção de um dos pricinpais atrativos da festividade: as comidas típicas, que fazem muitas bocas se encherem d'água. Indiscutivelmente, a quantidade de pratos servidos é capazes de fazer qualquer um sair da dieta e se jogar em meio a bolos, tortas, salgados, quentão, cocadas, canjicas, pamonhas e paçocas. Realmente não há quem resista.

Um grupo de repórteres mirins do Bairro-Escola em Jardim Pernambuco foram às ruas para garimpar as preciosidades da culinária encontradas nessas festas e descobriram que não é só a criançada que tem seus olhos saltados ao verem os maravilhosos pratos. A dona de casa Gerônima Arruda adora comer milho cozido e sabe preparar um bolo de milho com coco como ninguém.

A vendedora Rosane da Conceição, de 45 anos, contou ao entrevistador Carlos Antonio, de 10 anos, que sempre foi às festas, não faltando a nenhum ano. "Eu ia muitas vezes pra levar meus filhos. Esse ano vou participar de novo." E ainda revela que não resiste aos quitutes da festa e, sempre que as promove em sua casa, faz o maior sucesso entre seus convidados. "Sei fazer bolo de milho, torta de banana e bolo de chocolate. Já ensinei essas receitas para muitas pessoas."

A simpática moradora do Conjunto Habitacional Ouro Preto, que é parceira do Bairro-Escola, conta que aprendeu a preparar os doces com a vida. Quando deu por si, já sabia e ainda conta que essas receitas de festas juninas a ajudaram muito em momentos de desemprego, a sobreviver em momentos difíceis e completa dizendo que hoje em dia as crianças não pedem milho e canjica. "Eles só querem saber de bolos e pipoca".

Com certeza o inverno não é chamado de "estação delícia" à toa. Com os convidativos pratos servidos nas festas juninas, é difícil não cair na tentação.

Você também ficou com água na boca? Então papel e caneta na mão para anotar a receita do famoso bolo de chocolate da Dona Rosane!

Ingredientes:

Massa:

- farinha de trigo
- ovos
- leite
- chocolate
- fermento
- manteiga
- açúcar

Cobertura "Maria Maluca":

- chocolate
- leite condensado ou creme de leite
- granulado

Modo de preparar:

"Primeiro eu bato o ovo com a manteiga, depois eu levo leite e açúcar e a farinha de trigo e um pouco de fermento, coloco uma boa quantidade de chocolate. A quantidade vocês descobrem sozinhos. Assim fica mais emocionante."



Interatividade:
Abra o livro de receitas de sua família e nos ensine a preparar o prato mais famoso de sua casa e, se puder, envie uma foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário