terça-feira, 23 de junho de 2009

Além do horizonte

JARDIM PERNAMBUCO

Murais do Ivonete registram eventos organizados pela escola
por Nany Rabello

As crianças da Escola Municipal Ivonete Alves dos Santos têm uma forma muito especial de mostrar aos visitantes o orgulho que sentem do que fazem ali. É o “Jornal Mural”, presente em dois murais no pátio da escola. Lá estão expostos as fotos, recortes de jornais e o que mais eles acharem interessante.

Um dos murais da escola publica notícias bimestrais, com fotos dos eventos organizados pela escola (que não são poucos!). Esse mesmo mural exibe recortes de jornais trazidos pelas próprias crianças. O outro mural é semestral e também possui muitas fotos e recortes. Atualmente, esse segundo mural é quase todo tomado por questões ambientais, o tema central da escola no momento.

Esses murais existem desde o ano passado, mas, além de não terem fotos, estavam restritos aos recortes de jornais que as crianças escolhiam em casa e levavam para o colégio. Agora, também são expostas as fotos tiradas por Raquel da Costa, a incentivadora à leitura. “Isso é deles, e eles adoram!”, conta a Raquel.

Para alegria das crianças, ali estão registrados passeios como as visitas ao Zoo da Quinta da Boa Vista e ao Centro Cultural Banco do Brasil. Os murais também expõem fotos dos projetos organizados pela escola, como o Tetra Pack e a recente gincana do meio ambiente.

A Ivonete consegue o dinheiro para os passeios das gincanas e campanhas de arrecadação de fundos, ambas com intensa participação das crianças. A publicação das fotos tem como objetivo lembrar como conseguiram ampliar os horizontes de suas crianças com tão poucos recursos. “Eu queria ir nos passeios pra poder aparecer nas fotos”, conta Wesley Francisco, de 10 anos, que adora ficar olhando para as fotos no mural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...