segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os erres de Jardim Pernambuco

JARDIM PERNAMBUCO

Estudantes da José Ribeiro Guimarães plantam ipê em homenagem ao dia do meio ambiente

por Giuseppe Stéfano

Na última sexta-feira, 5 de junho, Jardim Pernambuco amanheceu diferente. Os alunos da Escola Municipal José Ribeiro Guimarães tiveram um momento ecológico, durante o qual usaram cartazes, histórias, brincadeiras e música para mostrar que, assim como em outras datas comemorativas do nosso calendário, o dia do meio ambiente merece ser comemorado.

Às 10h, não se ouvia nada além do Hino Nacional Brasileiro. Formados em fileiras, todos os alunos assumiram uma postura patriótica, seguido de uma salma de palmas, em comemoração ao dia reservado à consciência ambiental.

Passada a breve cerimônia de abertura, as turmas se organizaram para começar a apresentar o resultado de dias de pesquisas e ensaios. Um coral formado por alunos do 4° ano do primeiro segmento do ensino fundamental, liderado pela professora Ariana de Lima, entoou a canção "Planeta Água".

Logo em seguida, o 5° ano atraiu a atenção de todos com uma brincadeira educativa. "Tentem relacionar onde armazenar o lixo corretamente", disse Jairo de Souza, de 12 anos, depois de relacionar a cor ao tipo de material . A dinâmica agitou a criançada, que acertou a maneira de separar o lixo. "É muito importante separar o lixo para que haja a reciclagem", explicou o estundante, antes de lembrar os três erres que simbolizam as palavras "Reciclar, Reutilizar e Reduzir". No final, todos aplaudiram.

A turma do 1° ano também participou com uma versão politicamente correta da famosa cantiga popular "Atirei o pau no gato", que eles cantaram com um "não" na frente do "atirei". Mas o momento que despertou mais interesse das crianças foi a plantação do pé de ipê. "É a primeira vez que planto uma muda", revela a estudante Beatriz da Silva, com um rosto tão iluminado quanto das outras crianças que participaram da atividade.


Interatividade:
Qual foi a última coisa que você fez para proteger o meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...