quarta-feira, 24 de junho de 2009

Primeiros brotos

JARDIM NOVA ERA

Crianças da Leopoldina estão cuidando da horta da escola
por Fernanda Bastos

Ainda com o ânimo da semana do Meio Ambiente, as crianças da Escola Municipal Leopoldina de Barros mantêm seu momento de Chico Bento. Ressuscitaram, com a ajuda da equipe pedagógica, a horta da escola e, a partir de então, têm a responsabilidade de regá-la. Mais que uma ação isolada em comemoração à semana do Meio Ambiente, a ideia pretende tornar hábito na vida das crianças o cuidado com as plantas e hortaliças. O diretor Maximiliano Marini Melo, mais conhecido como tio Max, dá total apoio à ideia.

Todos aguardam com ansiedade as primeiras mudas, plantadas no dia 6 de junho, brotarem. As sementes foram compradas pelo coordenador político-pedagógico (CPP) André Felipe Moreira e um regador foi providenciado para alimentar os bebes que deverão nascer nos canteiros do fundo da escola. Mas a tarefa de regar todos os dias não será exclusiva dos alunos do turno da manhã (que realizaram a atividade da horta), assim como o cuidado com o jardim recentemente revitalizado não será somente dos alunos da tarde. Uma responsabilidade conjunta com o meio ambiente está sendo proposta na escola. As crianças já entenderam que, cuidando do verde, estão cuidando de sua própria saúde.

Segundo o CPP, o local havia se tornado um ninho de ratos e caramujos africanos em função do entulho e do lixo jogado pelos próprios alunos da sala ao lado. “Já acionamos o controle de vetores para acabar com os caramujos e estamos tentando conscientizar as crianças da sala ao lado a não sujar a horta”, ressalta. Ele aposta na ideia principalmente agora, que o cuidado com a horta da escola já é uma ação prevista no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). “Já estamos fazendo a nossa parte”, disse ele.

Os responsáveis pela horta tem esperança de que o cultivo da terra faça as crianças valorizarem mais os alimentos vegetais, como as verduras. Agora é só aguardar e cuidar. Em pouco tempo, seus brotos já estarão dando seus primeiros sorrisos.


Interatividade:
Vamos fazer um teste pra saber se você realmente conhece sua atual / antiga escola. Quais as hortaliças mais plantadas em sua horta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário