quarta-feira, 24 de junho de 2009

Primeiros brotos

JARDIM NOVA ERA

Crianças da Leopoldina estão cuidando da horta da escola
por Fernanda Bastos

Ainda com o ânimo da semana do Meio Ambiente, as crianças da Escola Municipal Leopoldina de Barros mantêm seu momento de Chico Bento. Ressuscitaram, com a ajuda da equipe pedagógica, a horta da escola e, a partir de então, têm a responsabilidade de regá-la. Mais que uma ação isolada em comemoração à semana do Meio Ambiente, a ideia pretende tornar hábito na vida das crianças o cuidado com as plantas e hortaliças. O diretor Maximiliano Marini Melo, mais conhecido como tio Max, dá total apoio à ideia.

Todos aguardam com ansiedade as primeiras mudas, plantadas no dia 6 de junho, brotarem. As sementes foram compradas pelo coordenador político-pedagógico (CPP) André Felipe Moreira e um regador foi providenciado para alimentar os bebes que deverão nascer nos canteiros do fundo da escola. Mas a tarefa de regar todos os dias não será exclusiva dos alunos do turno da manhã (que realizaram a atividade da horta), assim como o cuidado com o jardim recentemente revitalizado não será somente dos alunos da tarde. Uma responsabilidade conjunta com o meio ambiente está sendo proposta na escola. As crianças já entenderam que, cuidando do verde, estão cuidando de sua própria saúde.

Segundo o CPP, o local havia se tornado um ninho de ratos e caramujos africanos em função do entulho e do lixo jogado pelos próprios alunos da sala ao lado. “Já acionamos o controle de vetores para acabar com os caramujos e estamos tentando conscientizar as crianças da sala ao lado a não sujar a horta”, ressalta. Ele aposta na ideia principalmente agora, que o cuidado com a horta da escola já é uma ação prevista no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação). “Já estamos fazendo a nossa parte”, disse ele.

Os responsáveis pela horta tem esperança de que o cultivo da terra faça as crianças valorizarem mais os alimentos vegetais, como as verduras. Agora é só aguardar e cuidar. Em pouco tempo, seus brotos já estarão dando seus primeiros sorrisos.


Interatividade:
Vamos fazer um teste pra saber se você realmente conhece sua atual / antiga escola. Quais as hortaliças mais plantadas em sua horta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...