terça-feira, 9 de junho de 2009

Mão na massa

VILA DE CAVA

Padeiro mais antigo de Vila de Cava quer se tornar parceiro do Bairro-Escola
por Josy Antunes
Basta atravessar uma rua, uma praça e uma outra rua, um caminho feito em linha reta, para que os alunos da Escola Municipal Aminthas Pereira cheguem à “Padaria do Cacá”. A referida praça é a de Figueira, em Vila de Cava. O trajeto, realizado em novembro do ano passado por dois grupos – de cerca de 30 alunos cada – levou as crianças, esbanjando entusiasmo, à “Oficina de pão”. Lá elas foram foram recebidas pelo próprio Cacá, como é conhecido o proprietário Antônio Carlos Silva de Souza.

Pertencente à “Rede do Pão”, a “Padaria e Confeitaria Sant Anna e Carmo”- popular “Padaria do Cacá”- há 17 anos atende com exclusividade aos moradores e alunos dos arredores. E após anos de um bom relacionamento com a Aminthas, padaria e escola se uniram através da oficina, idealizada pela diretora Adriana Cláudia e o famoso padeiro local. “Tudo que é agradável para os alunos é muito bom pra mim”, garante Adriana, justificando a escolha da atividade: “Entrar na padaria e verificar como o pão é feito, com o carinho que foram recebidos, foi muito legal”. Para ela, além da aprendizagem, o evento aproximou os moradores do estabelecimento, uma relação de amizade foi instaurada. “Tirou aquela distância”, afirma.

Ao chegarem, os alunos atravessaram o “temido” balcão, adentraram a espaçosa cozinha, receberam toquinhas e fizeram todo o processo de higienização, para então se renderem à arte de produzir a partir das massas. A entrada das crianças, que tinham entre 9 e 10 anos, trouxe boas recordações a Alan Faustino, que ministrou a oficina junto de Cacá. “Quando a gente é pequeno e vê um pão na vitrine, fica pensando como é que a gente pode fazer aquilo, como é que a pessoa faz”, recorda ele. “Lembrei de mim mesmo quando era pequeno. Pra mim foi muito legal”, conta o rapaz, que carrega a paixão pela profissão desde menino.

Durante as duas horas que permaneceram no local, foram orientados sobre os ingredientes, receitas e, todos com a mão na massa, produziram tudo aquilo que os deixava com água na boca: pão doce, sonhos, pão de sal e bolo. “Eles ficaram encantados, pareciam que estavam vendo Papai Noel”, brinca Cacá. A proposta, porém, era que a quantidade de alunos presentes fosse reduzida, dividindo-os em mais grupos e horários. Dessa forma a atenção individual poderia ser maior e cada aluno levaria para casa uma sacolinha com diversos produtos. Essa intenção se mantém viva para futuras oficinas. “Estamos aí pra qualquer eventualidade e qualquer intercâmbio entre a escola e a padaria. Estou aqui pra atender e servir”, enfatiza Cacá, que aguarda apenas a efetivação de sua parceria com o Bairro-Escola.

Durante a experiência, a concepção que as crianças tinham da fabricação dos pães mudou completamente, como explica Cacá: “Viram que não é nada daquilo que as pessoas falam, que o pão é sujo.” Depois de tudo pronto, chegou a parte mais gratificante: a degustação. “A criançada comeu o bolo que fizeram, os pães. Ficaram satisfeitas”, lembra, orgulhoso, o padeiro Alan.
“Que a semente foi lançada eu garanto”, diz Cacá, que também é diretor do Sindicato dos Panificadores de Nova Iguaçu e fundou sua primeira padaria há 23 anos, no centro de Nova Iguaçu. Para ele a oficina foi e poderá ser de grande importância para os alunos do Aminthas, localizado numa região ainda carente de Vila de Cava. “Desperta neles o interesse para uma profissão, a valorização do pão, um elemento sagrado para a história e faz com que valorizem também o trabalho do padeiro”, explica.

Da infância, o empreendedor lembra das tardes em que, após as partidas de futebol, ia na padaria próxima de casa e comprava uma bisnaga de pão, ainda enrolada com papel e barbante. Assim como Alan Faustino, Cacá carregava o sonho com sabor de trigo. “Minha família era muito pobre, e eu tive a oportunidade de abrir uma padaria”, conta ele, pioneiro na área. Hoje, ele emprega em sua rede oito parentes. Seus dois filhos, entretanto, não demonstram o mesmo interesse que os alunos da escola municipal. “Eles gostam muito é do produto final”, brinca.
Depois do dia em que passaram os momentos em meio à farinha e ao cheirinho de pão, as crianças passavam pela padaria apontando e dizendo: “Eu fui lá dentro, eu fiz pão! Teve aquela motivação, aquele sentimento de que eles fizeram uma coisa legal”, conclui Cacá, após a experiência positiva, que pretende levar adiante.


Interatividade:
Em qual comércio do seu bairro seria possível aplicar uma oficina cultural diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...