quinta-feira, 18 de junho de 2009

Passagem obrigatória

MIGUEL COUTO

Mercado Popular é o grande ponto de encontro da URG de Miguel Couto
por Camilla Medeiros

O Mercado Popular reúne diariamente pessoas vindas dos arredores de Miguel Couto. É oriundo de uma feira livre que existia no bairro e dividido em boxes. Oferece todo tipo de produto: alimentos, bebidas, artigos de beleza, entre outros.

As pessoas que ali trabalham têm algo mais em comum além do passado na feira livre: o amor ao bairro.

Cláudio Silva, morador de Miguel Couto há mais de 30 anos, trabalha no box de uma peixaria e conta que aprendeu a profissão com o pai pescador. Segundo ele, é visível o desenvolvimento do bairro. “Fico muito contente e orgulhoso em saber que de algum modo participei disso, pois toda a minha vida trabalhei aqui”, conta.

Raimundo Araújo, conhecido popularmente por ‘Seu Araújo’, conta que o que o atraiu para Miguel Couto foi a hospitalidade e a humildade do povo. “Já morei em vários lugares: Copacabana, Botafogo, Pavuna, mas nunca encontrei povo igual a esse” confessa ele, que ama o bairro no qual constituiu família, educou os filhos e conseguiu ter seu próprio negócio.

O Mercado Popular deu a essas pessoas a oportunidade de ter um trabalho autônomo, e o movimento de compradores é constante. Miguel Couto, antigamente conhecido como Passagem, é hoje referência no comércio, atraindo pessoas de toda redondeza.

Seu Pedro Castro, de 72 anos, já é aposentado, mas continua trabalhando em sua lanchonete dentro do Mercado Popular. “Já tentei ficar em casa como aposentado, mas eu gosto muito desse lugar. Trabalhando aqui há tanto tempo, fiz amigos e companheiros dos tempos da feira que até hoje vem aqui”, conta. “A freguesia me acompanhou e, mesmo não podendo vender bebidas alcoólicas aqui dentro, meus clientes continuam me prestigiando.”

O Mercado Popular é mais do que um local de compra e venda de produtos e serviços. “A gente aqui dentro se conhece e cria laços que continuam lá fora”, diz Marta Silva, assídua nas compras.

Para quem ainda não conhece, o Mercado funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h. Sábados, domingos e feriados, ele funciona das 7h às 14h.


Interatividade:
Qual é o produto ou serviço do Mercado Popular que você recomendaria para qualquer pessoa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...