terça-feira, 30 de junho de 2009

Trocados solidários

VILA DE CAVA

Cecom cria mercado solidário para ajudar população carente de Vila de Cava
por Leonardo Oliveira e Lucas Lima

O Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava – Cecom - foi criado em Vila de Cava depois de uma semana de reflexão bíblica sobre o Evangelho cujo objetivo era identificar quem eram os mais pobres do bairro. “Descobrimos então que eram as crianças”, lembra a irmã da Igreja Católica São Sebastião Regina Martins, de 69 anos. Todos os participantes da congregação saíram daquela semana com o objetivo de procurar uma saída para aquele drama.

A resposta da comunidade foi a criação do Cecom, onde hoje funcionam núcleos de alfabetização e escolas de informática, entre uma série de outras iniciativas capazes de mudar a realidade das crianças do bairro. Uma das mais recentes experiências encampadas pelo centro comunitário é o Mercadinho Solidário. “Nós nos inspiramos na chamada economia solidária, que tem por objetivo a valorização da cooperação e do trabalho humano”, lembra outra vez a irmã Regina.



O Mercadinho Solidário se alimenta dos ganhos obtidos em três áreas de atuação do Cecom. Uma delas é o grupo de reciclagem, que produz sabão a partir do óleo usado pelos moradores da região. O centro comunitário de Vila de Cava também tem uma importante atuação no campo da bioenergética, que faz uso das ervas e plantas como meio medicinal. Uma terceira fonte de renda da ong é a produção de macarrão. “Esses grupos doam os seus produtos para o Cecom, recebendo em troca a nossa moeda, chamada Cava”, conta Hellena Souza, 53 anos, uma de suas coordenadoras.

Com a moeda solidária em mãos, as pessoas que trabalham nas três frentes de produção do Cecom podem fazer compras no mercadinho uma vez por mês. “O valor que os grupos recebem é dividido igualmente entre os integrantes”, acrescenta a Hellena Souza, que tem plena consciência de que as compras não dão para o mês todo. “A função principal do mercadinho é oferecer condições para que essas pessoas recebam a recompensa pelo seu trabalho”, explica.

Por enquanto, apenas os integrantes dos grupos de produção têm acesso mensal ao mercadinho, mas seus organizadores sonham com o dia em que ele possa atender toda a região de Vila de Cava e mesmo de Nova Iguaçu. “Queremos tornar esse mercadinho diário”, sonha Hellena. No entanto, a equipe do Cecom tem consciência dos problemas que enfrentarão para alcançar esse objetivo. Um deles está em montar e manter esses grupos, uma vez que os mesmo são feitos de trabalho voluntário. “Você manter um grupo unido durante cinco anos sem salário é muito difícil”, diz o coordenador do grupo de reciclagem Darcídio Delfino, 68 anos. “Todas as pessoas que querem trabalhar desistem quando descobrem que é um trabalho por amor, que não tem salário.”

Outro grande problema do mercado solidário é o capital para a compra dos produtos. “O mercado não tem uma vida própria”, admite Darcídio Delfino. A dependência do Cecom, que financia a compra dos produtos, distancia as pessoas excluídas a ganharem meios de conseguir alguma fonte de renda, um dos objetivos do centro comunitário. “A gente sabe que esse pessoal não vai conseguir emprego”, afirma Darsídio. “Hoje o sistema é assim, os empregos exigem 2º grau e quem não tem não arruma e quem não arruma emprego não come”, conclui.


Interatividade:
Qual a erva que sua família usa quando surge algum problema de saúde na sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...