quarta-feira, 10 de junho de 2009

O suingue do Afro-Reggae

JARDIM NOVA ERA


Afro-Reggae abre núcleo em Jardim Nova Era

por Wanderson Duque Ramalho

O movimento sócio-cultural Afro-Reggae teve início no ano de 1993, formado inicialmente na comunidade de Vigário geral, no Rio de Janeiro. Já se passaram 16 anos e o projeto tornou-se mais abrangente. Hoje, o Afro-Reggae é uma das maiores ongs do Brasil, com atuação internacional.

No começo, eles tinham como objetivo fazer um tipo de intervenção mais direta junto à população afro-brasileira da própria Vigário geral. Foi lá que começaram a desenvolver atividades sócio-culturais, tendo como impulso inicial o jornal Afro-Reggae Notícias, que circulava na comunidade. A preocupação com a formação artística e cultural do jovem é, até hoje, uma prioridade da ong.

Com o crescimento do Afro-Reggae, tanto em colabores quanto em alunos, tornou-se possível a expansão do movimento. Uma das muitas cidades em que eles atuam é Nova Iguaçu, na qual um de seus núcleos já funciona há cerca de dois anos. Um dos bairros premiados com suas ações culturais é Jardim Nova Era.

Lá, o Afro-Reggae já opera como célula ativa no local há cerca de cinco meses, oferecendo gratuitamente diversas atividades: circo, teatro, dança, grafitti e percussão estão entre elas. A ong oferece atividades de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, sem intervalos. O trabalho é tão intenso que o professor de percussão Amauri costuma dizer que funcionam 24h por dia. “Sem intervalos, acabamos ficando com essa impressão”, revela.

Nilsete, a coordenadora do núcleo de Nova Era, afirma que o objetivo das oficinas é instigar os jovens à criação, “seja na área que for”. Para aguçar a criatividade, chega a elaborar competições em grupo em que nenhum dos participantes tem a obrigação de seguir um ritmo ou uma harmonia pré-determinada. “Muitas vezes o importante não é só saber tocar bem, mas saber movimentar-se de acordo com o ritmo suingado do Afro-Reggae”, afirma ela.



Interatividade:

Qual a importância que a arte tem para diminuir a violência nas grandes cidades?

3 comentários:

  1. so esqueceram de dizer que o inicio do trabaalho das oficinas se deu inicio na ong CISANE que ja esta em nova era a dez anos e no ano de 2007 as oficinas do grupo afro reggae se deu inicio cm parceria com o CISANE e usado o espaco da ong apos os dois anos se teve este elo devido a ong esta ali e trouxe as oficinas para a a comunidade e hoje a instituiçao abriu o seu nucleo na comunidade mais tudo se passou pelo cisane e assim se deu a origem do nucleo na comunidade

    ResponderExcluir
  2. onde tá sendo as aulas do afroreggae,sesouber me diga,pq minha filha foi aluna de percussão a 1 ano atrás e eu perdi o contato com eles.

    ResponderExcluir
  3. áaaah , EUAMO REGGAE :] reggae e vida, reggae e arte , reggae e TUDO *----* BOB MARLLEY !

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...