terça-feira, 9 de junho de 2009

Música reciclada

JARDIM NOVA ERA

Oficina de percussão do Projovinho recicla instrumentos e vida dos jovens de Nova Era
por Mayara Freire / foto de Mayara Freire

O Centro de Integração Social Amigos de Nova Era (Cisane) inaugurou esta semana o Pro Jovinho. O projeto nasceu da intenção da ong oferecer aulas e integrar crianças de 6 a 13 anos, com o Pro Jovem, que reúne adolescentes em diversas oficinas culturais.

Uma das oficinas oferecidas é a de percussão. Em circulo, crianças se reúnem no espaço do Cisane com baldes, latas, cabos de vassouras e começam a batucar. O mediador Jackson da Silva, de 25 anos, explica: “É possível fazer percussão com qualquer objeto. Além de ser barato e proveitoso, usamos material reciclado, como pedaços de vassoura e latas de tinta. É possível tirar som de qualquer coisa desde um barulho de chave a uma raspagem”. O mediador disse ainda que a música pode realmente mudar a vida das crianças. “Espero que eles possam aprender ritmo e coordenação para o desenvolvimento físico e mental, pois a percussão também ajuda na concentração e na percepção de audição”, diz.
Hellen Silva, de 9 anos, conta sua experiência no primeiro dia de oficina. “Gostei muito da aula de percussão. Meus pais gostaram mais ainda de eu participar e aprender alguma coisa nova.” Já Vitor dos Reis, 11, pretende levar a música a sério. “Eu não sou muito bom em percussão ainda, mas pretendo melhorar. Gostei muito da aula e quero um dia tocar em uma banda”, conta.

Além das crianças, os pais se beneficiarão. A coordenadora de projetos, Carolina Moreira, disse que o trabalho será integrado à família. “Temos equipe de assistentes sociais e faremos um acompanhamento social com os pais das crianças, discutindo temas que sejam relevantes para eles. Serão abordados nas reuniões assuntos como sexualidade, comportamento e saúde”, explica.

O Projovinho oferecerá, a partir do dia 10, oficinas de dança, moda, circo e teatro no espaço anexo na rua Sérgio Sender, 439, no Jardim Nova Era. As reuniões acontecerão nas terças e quintas em dois horários e ainda há 200 vagas disponíveis.


Interatividade:
Qual o objeto mais estranho que você usou para tirar um sambinha?

Um comentário:

  1. Muito boa a ideia de reciclar e com isso utilizar para fabricação de instrumentos.
    Uma outra boa ideia e usar materiais organicos como sementes e pedaços de arvores que tem um som muito diferente e pode ser facilmente encontrado.
    Desejo muito sucesso e que as crianças se divirtam e aprendam como e magico a Música!!!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...