quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Um apelo ao bom senso

Grupo de jovens repórteres discute regras para o funcionamento do projeto
por Giuseppe Stéfano e Jéssica Oliveira


Muitas vezes, na tentativa de melhorar o relacionamento de um grupo, acaba havendo mais desentendimento. Construir regras é como dar um presente sabendo que vai ganhar um igual. É recíproco. Mas será que é realmente necessário estabelecê-las quando se pode ser usado o bom-senso de cada um? Atender ao telefone, saídas em meio à uma reunião e conversas paralelas merecem ser debatidas, ou apenas pôr em prática a ética e a educação já bastam? Quando se atende o telefone ou se sai de uma reunião sem muita necessidade, fica claro que a pessoa que o faz não dá prioridade ao compromisso assumido mas a qualquer outra atividade. Quando há conversas que fogem do assunto em questão, é porque, além de a pessoa não estar interessada, ela não respeita a concentração do resto do grupo.

São atitudes de pessoas que não conseguem enxergar o óbvio: quando saímos de uma reunião ou atendemos a uma chamada sem um bom motivo, não só desviamos a atenção do grupo, mas prejudicamos a nós mesmos, perdendo decisões que deveríamos tomar juntos.

Não é necessário constrangedores pedidos de silêncio ou de retirada, se todos nós dermos a devida atenção ao que acontece, sendo o mais objetivos possíveis, contribuindo para a ordem, harmonia e rapidez.

Porém, como julgarmos uma pessoa que atende ao telefone, se não conhecemos a importância de cada ligação? Como podemos dizer que durante uma reunião ninguém pode ir ao banheiro se não conhecemos a necessidade de cada um? Não podemos impor tais regras. Não conhecemos a verdade de cada um e não podemos ser interrompidos com cada justificativa. Daí, esperamos que cada um use sua sensibilidade e não atrapalhe ninguém com seus problemas pessoais.

Se uma pessoa não abre mão de falar ao celular a qualquer hora por qualquer motivo, é uma decisão dela; mas que tome o prejuízo apenas como próprio e de mais ninguém.

Não há necessidade de debater esse tipo de assunto com pessoas que já têm seu ponto de vista e o praticam independente do que é combinado. Isso vem da criação, educação e cultura de cada um.

Não há nada mais que mereça distaque nos nossos debates que não seja responsabilidade com horários e matérias. O resto, cada um, usando seu bom-senso, faz da forma que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...