quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O dia em que a cultura parou


Alunos de Produção Cultural param a Cultura em Nilópolis
Por Flávia Ferreira
Fotos de Louise Teixeira

Cerca de duzentos alunos da turma de Produção Cultural do CEFET-Química de Nilópolis se mobilizaram para para comemorar o Dia da Cultura. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento do conselheiro de cultura Rui Barbosa, que nasceu no ano de 1849. Para essa comemorção, os alunos prepararam o evento 'Parada Cultural', uma manhã cheia de atrações culturais.

Segundo o aluno André Reis dos Santos, 30 anos, a comemoração nesta data foi feita para divulgar a escola e o curso da Produção Cultural. “Resolvemos ter a iniciativa e mostrar a cara”, disse ele, que está há 3 anos na escola e integra a equipe da Parada da Cultura.

Algumas pessoas podem até achar que a idéia deste evento surgiu do Coordenador do curso, Jorge Luis, mas ele garante que não tem nenhum mérito sobre a Parada Cultural. “Foi uma produção dos alunos", afirma o coordenador. "minha função foi só cuidar da parte burocrática, ou seja, de todas as liberações.”

A iniciativa é uma forma de mostrar a relevância da cultura na Baixada e como ela envolve e integra a comunidade. Esse fato se comprova na presença da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Ela estava presente, representada por sua juventude. Passistas, bateria, mestre-sala e porta-bandeira levantavam a poeira do desânimo e enchiam o dia de muito samba, transformando o pátio da escola em uma verdadeira Sapucaí.

Houve também a participação do coral do Clube da Terceira Idade. Ele abriu o dia de comemoração com o Hino Nacional, emendando numa canção natalina e terminando com a conhecida música Jesus Cristo, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Neste clube, mais de duzentas pessoas são atendidas, entre eles, jovens da comunidade de Nilópolis.

Simultaneamente, acontecia a exposição de fotos da jovem repórter Louise Teixeira, uma velha conhecida da Escola Agência de Comunicação. Além da mostra de pinturas dos alunos da escola, artesanatos da terceira idade e alguns instrumentos do museu de Ciência e Cultura também podiam ser vistos. Como se não bastasse, acontecia também oficinas de Dread Lock, maquiagem, malabares, além da exibição de dois curtas de ex-alunos do CEFETEQ: “O Amolador de Faca” e “São João Marcos”, além do curta feito por um ex-aluno da USP, "Nosso Parabéns para Freitas". A exibição aconteceu no auditório da escola, com inúmeras cadeiras quebradas, placas de gesso caindo do teto e várias infiltrações.

Fechando a festividade, os alunos fizeram um cortejo fantasiados de palhaço, acompanhados por um grande caminhão de som. Comandadas pelo samba da Beija-Flor de Nilópolis, várias pessoas saíram de suas casas, não resistindo ao alto, porém irresistível som. Elas sambavam na rua, nas calçadas e até se escondiam atrás do portão, mas não deixavam de espiar. A carreata saiu e retornou à escola, num percurso que durou cerca de 10 minutos.

Após a passeata, os alunos ainda estavam cheios de pique para a próxima parada: a da UFFRJ (Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro). “Estamos prontas para outra. Tudo isso foi muito importante, pois conseguimos nos mostrar para a comunidade”, disse Louise.

Concordando com ela, Carina Freire, 19, achou muito proveitoso tudo o que aconteceu. “Mostramos para a comunidade que o nosso foco é a cultura, integrando toda a comunidade neste processo”, disse a jovem.

Para esses jovens, produtor cultural é gestor da cultura e não qualquer pessoa. Para este acontecimento, os alunos contaram com a parceria da prefeitura de Nilópolis, que disponibilizou o carro de som usado na hora da carreada cultural. Os alunos ficaram responsáveis pela divulgação do evento através de fôlderes, da Internet e do sempre eficiente boca-a-boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...