quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Filhos orgulhosos

Filhos se aproximam dos pais para contar a história de luta deles
por Flavia Ferreira

O dia foi de preparação para os jovens repórteres e seus coordenadores. Devido à Feira de Empregos que acontecerá na Vila Olímpica durante todo o final de semana, estratégias foram montadas para ser utilizadas pelos nossos jovens. Como foi pedido na reunião da última segunda-feira, os jovens levaram fotos ou algum objeto que lembrasse o histórico de trabalho de seus pais. Ao todo, doze histórias foram ouvidas em meio aos cochichos inevitáveis das quase sessenta vozes presentes. Após a reunião, o jornalista Anderson Fat e o fotógrafo Mazé Mixo gravaram uma versão reduzida desses depoimentos, que serão transmitidos por meio de um data show no estande do Jovem Repórter.

Narrativas sobre trabalho, sonhos, realizações e frustrações
As histórias abordaram sonhos, ideais, lutas, vitórias, derrotas e superações. Boas ou ruins, elas tiveram o grande mérito de aproximar os filhos de seus pais. Muitos foram tomados pela emoção. Esse foi o caso de Maicon Cristian, um lutador de 19 anos. Mais conhecido como "Dotadão", seu raciocínio chegou a ficar travado enquanto narrava com orgulho a história de luta de seu pai e de como sua família o ajuda a vender seus refrigerantes e seus carvões para prover o sustento da casa. Além dele, Felipe Rodrigo se mostrou emocionado e comovido com tudo que ouvira nas quase três horas na pequena sala do Espaço Cultural. Felipe foi criado apenas pela mãe, que é empregada doméstica.

Os jovens Luiz Felipe Garcez e Louise Teixeira foram exceções em meio ao universo de histórias de muito sacrifícil para a constituição da família e manutenção dos filhos. A condição financeira do pai de Louise, que trabalhou na Varig até ser demitido por conta de uma greve dos aeroviários, e o de Luiz, cuja família foi proprietária da Perflex Toldos, permitiu que mandassem os filhos para a Disneylândia. Tatyana Sant'Anna chegou a brincar com os dois colegas. "Quando quero me divertir, eu vou ao Play City aqui mesmo em Nova Iguaçu” , disse ela, em tom de brincadeira.

As mulheres também tiveram seus feitos exaltados nesta roda de histórias. "Minha mãe é uma lutadora e uma guerreira", disse Tatianna Sant'Anna. "Ela conseguiu formar a mim e a meus irmãos sozinha."A mãe dela sustenta a casa com o que ganha como artesã e costureira. Caso semelhante é o de Felipe Rodrigo. Sua mãe é empregada doméstica e o que ganha no fim do mês, alimenta os três filhos e a casa, pois é separada e seu ex-marido não paga a pensão alimentícia dos filhos.

No decorrer dos três dias, essas e outras histórias serão contadas e mostradas no estande de comunicação do Jovem Repórter. Além das pesquisas e imagens que serão realizadas na Feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...