terça-feira, 25 de novembro de 2008

Amor pela leitura

Mãe de Gesseca lê desde criança
por Gesseca de Lourdes de Souza

Tenho orgulho de minha mãe. Ela se chama Sonia de Lourdes de Paula. Tem 43 anos, é casada e tem dois filhos.

Nasceu em 1965, na Maternidade Santa Inês, em Nilópolis. Atualmente mora na Palhada, um dos inúmeros bairros de Nova Iguaçu.

Minha mãe sempre teve gosto pelos estudos, desde pequena adorava ler. Aos poucos, percebeu que sua vocação estava bem na sua frente. Sempre gostou de aprender para ensinar, e assim repassar seus conhecimentos.

Sua mãe e seus irmãos resolveram apoiá-la e ajudaram a ingressar no curso de normalista. Começou então a estagiar na Escola Marcio Paulino, e graças ao trabalho prático passou a lecionar na primeira e quarta séries. Seu objetivo continuava o mesmo: cursar faculdade para se tornar professora do nível médio.

Hoje ela é professora. Com muita honra.

Atualmente Sonia, após muitos sacrifícios, conseguiu se formar em Letras e Espanhol, ministrando aulas para o ensino médio. Para ela, "ser professora é muito difícil, tem que ter muita vocação, habilidade e paciência no trato com alunos sejam crianças ou adolescentes, e principalmente gostar muito do que faz. Mesmo com salário extremamente baixo, como em quase todas as profissões, gosto do que faço. Sei que não somos reconhecidas pelos nossos esforços, mas continuo dando tudo de mim. O importante é continuar educando, e nunca desistir das metas estabelecidas, repassando conhecimentos na construção da cidadania. Vale o esforço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...