segunda-feira, 28 de abril de 2008

Quem não foi perdeu

Quem esteve presente na abertura oficial do Iguacine presenciou uma noite repleta de emoção, música e cinema.

Por Flávia Ferreira

Fotos: Louise Teixeira

A abertura oficial do IguaCine foi feita no dia 24 de Abril pelo mestre de cerimonias Rafael Soares, o "Nike", no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. O Espaço abrigará grande parte das mostras do Festival. Nike apresentou os convidados e os homenageados da noite para o público presente.

Dentre os convidados estava o poeta Moduan Matos. Moduan recitou um poema, de sua autoria, sobre cinema. MC Dotadão cantou o funk sobre os filmes que já viu no cinema. Como foi a Escola Livre de Cinema que pensou todo o festival, sua representante, Cristiane Braz, falou de suas espectativas com o IguaCine.


Marcus Vinícius Faustini, cineasta e secretário de cultura da cidade, também estava lá. Afinal, ele está dentre os que idealizaram e organizaram tudo que vocês verão até o dia 30 de Abril. Ele diz estar feliz em poder contribuir com o festival.

- Quero transformar o audiovisual em um processo onde a cidade contribui para construir um futuro melhor - Diz ele, entusiasmado com tudo que virá.

Não posso deixar de citar o comandante de nossa cidade, o prefeito Lindberg Farias. O prefeito agradeceu aos parceiros que acreditaram nesta investida, e disse ver com muito orgulho o que este Festival traz consigo.

- Nada adiantaria o festival sem o que está escondido, que é essa riqueza cultural e social, repleta de angústias que se encontra em Nova Iguaçu - entusiasma-se Lindberg.

Tivemos também o cineasta Sérgio Sanz, que foi homenageado pelo evento, recebendo um troféu por todos seus feitos dentro do mundo cinematográfico. Inclusive, seu filme "Devoção" foi exibido na abertura do festival. O documentário de Sanz fala da representação dos santos católicos e do orixás do candomblé.

Sérgio Sanz ficou emocionado com a homenagem que recebeu e afirmou, também, que esse festival já deu certo, basta ver o número de inscrições para perceber este fato. Ele acredita que surge 'um cinema' aqui e, se não apresentarmos ao mundo, nada acontecerá.

- O Rio de Janeiro é um tambor, se não apresentar nada novo para ele, vai ficar sempre na mesma. Tem que fazer o cinema daqui acontecer no Brasil - diz ele

Após a exibição do filme, o público presente pode desfrutar de um saboroso coquetel. Feijão amigo, Caldo de inhame com carne seca, salgadinhos e churrasquinhos combinavam perfeitamente com caipirinhas e batidinhas. Tudo isso ao som da voz e do violão de Daniel Guerra, vocalista da banda iguaçuna de forró 'Pimenta do Reino'.

Um comentário:

  1. Poxa, põe LouiSe Teixeira, em vez de Gomes... ? rs

    Blog lindo como sempre!

    bjux

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...