segunda-feira, 14 de abril de 2008

Viagem a outro mundo!

Uma reportagem entre Nova Iguaçu e o Rio de Janeiro
Por Bruno Marinho
Imagens - Felipe Rodrigo e Bruno Marinho
A primeira visão da av. Rio Branco foi uma "selva de pedra e aço". Eram 11h30 quando chegamos à altura do nº 135 e já estava uma confusão. Pessoas e carros pareciam estar em sintonia com suas buzinas, falatórios e anúncios.

O sinal abria e dezenas de pessoas iam e vinham, atravessando a faixa branca no chão. O sinal fechava e agora eram as rodas de carros, ônibus e motocicletas que seguiam em frente. Pra onde aquele mundo de gente ia?

Vimos também um contraste entre os casarões antigos e lugares históricos como a Igreja da Candelária e o Teatro Municipal, com os principais escritórios e bancos nacionais em prédios enormes e luxuosos.

Um universo um pouco diferente do calçadão de Nova Iguaçu, no Centro do Rio nós encontramos desde o trabalhador da construção civil ao alto executivo de uma empresa, todos andando apressados e sem tempo para reparar na dinâmica da cidade.

Porém aqui, em Nova Iguaçu, vemos pessoas de classe média e baixa vestindo roupas populares e de chinelo, conversando e fazendo compras, mas uma coisa não muda mesmo a quilômetros de distância. Na rua sempre tem um dito-cujo distribuindo o mesmo papelzinho, dizendo: "Compro ouro", "Dinheiro rápido".
Entramos no prédio e seguimos para a sala do UNICEF a procura do Jacques Schwarzstein, assistente de produção do filme Crueldade Mortal rodado em Nova Iguaçu, no bairro de Morro Agudo, atual Comendador Soares. O filme conta a história de um assassinato bárbaro ocorrido na década de 70, onde um homem idoso com problemas mentais vê uma mulher banhando-se nua no quintal da casa dela. , que ao perceber o "assédio" ela o acusa, e ele morre linchado pelos moradores locais. Nessa entrevista ele relatou todo o processo do filme além de curiosidades entre os atores e problemas de gravação.

Saimos do prédio na hora do almoço, e a rua parecia que estava ainda mais cheia e mais barulhenta. E com essa imagem de pessoas e carros e lojas e prédios e mais pessoas que nos despedimos do Centro do Rio e voltamos ao nosso "mundo iguaçuano". Comparado ao Rio, é uma tranqüilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...