quarta-feira, 23 de abril de 2008

Seleção para os sonhadores

Oitenta jovens participam da segunda etapa do processo de seleção para a Escola Livre de Cinema.

por Flávia Ferreira
foto Mariane Dias

Não foi só Nova Iguaçu que participou do processo de seleção para as novas turmas da Escola Livre de Cinema do município. Vieram também pessoas de Botafogo, São João de Meriti, Nilópolis, entre outros municípios e subúrbios do Rio de Janeiro. Cerca de 80 pessoas participaram da segunda etapa do processo de seleção, que ocorreu neste dia 22 de Abril. Apenas 30 serão chamadas.

Após a leitura minuciosa de uma redação sobre o filme Tropa de Elite, que eliminou 300 dos 400 participantes da primeira etapa, os candidatos foram chamados para uma entrevista com o professor Roberto Souza Leão. Nessa entrevista, foram feitas perguntas sobre a experiência profissional na área cinematográfica do candidato, de onde surgiu a idéia de fazerem cinema, como ficaram sabendo das novas turmas e como viabilizariam financeiramente suas produções.

Grande parte dos candidatos tinha conhecimento na área teatral e estava à procura de uma nova forma de fazer arte. Esse é o caso de Eduardo Gomes, 25 anos, ator e diretor teatral. "Essa escola dá acesso à cultura e a um mecanismo de comunicação forte e formador de opinião. Nos mostra que não basta pegar em uma câmera e fazer um besteirol qualquer", diz ele.

Eduardo, assim como muitas outras pessoas, sempre quis fazer cinema, mas não ingressou nessa carreira por causa de problemas financeiras. Mas fez sua inscrição tão logo tomou conhecimento da Escola Livre de Cinema.

Porém não é tão fácil como parece. Muitos candidatos dizem 'tremer nas bases' quando entram na sala e dão de cara com os entrevistadores, como foi o caso de Ester. Com 17 anos, ela ficou com medo por não conseguir perceber no olhar deles o que vão falar, mas que se interessa pela área. "Não tenho experiência alguma com cinema, mas estou interessada pelo que posso aprender. Meu desejo aqui é crescer."

O resultado final desta seleção sairá no dia 26 de abril. Será divulgado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, durante a palestra sobre Cinema e Literatura de José Carlos Avelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...