sexta-feira, 4 de abril de 2008

Caminhos para educação

Projetos de horário integral são discutidos em palestra sobre o futuro da educação
Por Marcelle Fonseca
Imagens - Natália Ferreira e Bruno Marinho

A palestra “Caminhos para a educação integral”, que foi realizada no Auditório da Universidade Estácio de Sá, das 14 às 17h do dia 28 de março de 2008, contou com a participação dos convidados Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire), Maria Julia Azevedo Gouveia (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Jaqueline Moll (Ministério da Educação/SECAD). O objetivo da palestra era ouvir e entender as propostas dos projetos que falam sobre a permanência dos alunos das escolas municipais no horário integral, participando de atividades extras e alimentação três vezes ao dia (café da manhã, almoço e café da tarde).

Foram apresentados alguns casos, como o 'Projeto Colorindo o Caminho', de Belo Horizonte, 'Oficina do Saber', de Sorocaba, a 'Escolinha do Futuro', de Osasco, 'Projeto Encontros', do Rio de Janeiro, e o 'Projeto O Dia do Verde', realizado em Marapicu.
Um dos que chamou mais atenção foi o 'Projeto Amigos da Escola', em Imbarié. Apesar das dificuldades, conseguiu implantar a “Oficina Arte na Veia”, que oferece aulas de violão e violino, além de trabalhar com educação ambiental.
No projeto 'Burareio da cidade de Ariquenies', implantado em agosto de 2005 em Rondônia, 800 alunos passam o dia inteiro na escola, evitando o ócio e a falta de produtividade. Sem dúvida, essa é uma oportunidade ótima para todos, principalmente para as crianças.

- Os pais falam muito bem desse projeto, pois ajuda muito a quem trabalha, além das crianças estarem mais seguras estão aprendendo e fazendo o que gostam - disse uma professora de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...