sexta-feira, 4 de abril de 2008

Control C - Control V

Como piratear a educação?

Por Lucas Lima e Ruana Benvinda
Imagens - Angélica Fernandes

A equipe de repórteres da Agência Escola de Comunicação esteve na palestra "Control C Control V: Piratear a Educação", realizada na Universidade Estácio de Sá. O tema da palestra faz analogia ao recurso “Copiar e Colar”, muito usado por internautas para replicar alguma ação realizada. A intenção da palestra foi mostrar que os projetos que dão certo em um lugar podem e devem ser “Copiados e Colados” por outras cidades e municípios. A intenção é facilitar o progresso e a difusão de iniciativas importantes.

A Escola Livre de Cinema, situada em Miguel Couto, serviu de exemplo e ponto de partida para essa discussão. Ela foi reconhecida pelo excelente trabalho que desenvolve com crianças e adolescentes usando o audiovisual como meio formador de cidadãos criativos e críticos em relação aos meios de comunicação. A escola foi citada por ter sido "copiada e colada" em vários bairros de Nova Iguaçu.

Durante a divulgação do projeto Escola Livre de Música Eletrônica, Anderson Barnabé, coordenador do projeto, disse que inicialmente os ritmos musicais que seriam usados nesse projeto seriam o funk e o hip-hop. Algumas pessoas na platéia o questionaram, dizendo que o funk é conhecido por suas letras pouco educativas e que fazem apologia ao sexo e à violência. "O funk é, sim, um movimento cultural porque as crianças não crescem mais ouvindo músicos como Caetano Veloso e Chico Buarque", disse Anderson Barnabé. "Portanto, é a cultura da atualidade."

O negócio é "copiar e colar ". Assim como se espalham os projetos, podem-se espalhar gestos e atitudes legais que podem partir de você... valeu!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...