quarta-feira, 23 de abril de 2008

Solidão com milhares de acessos

"Fiz a maioria dos meus filmes praticamente sozinho. Mesmo sendo até criticado por isto". (Christian Caselli)

por Flávia Ferreira

Uma das grandes novidades do Iguacine será a mostra Filme de um homem só. Essa mostra é o espaço por excelência para o cinema da era digital, cuja mídia principal é o YouTube.Um dos nomes mais badalados desta mostra é o cineasta Christian Caselli, cuja obra está disponibilizada no YouTube. Pelos menos dois dos seus filmes já ultrapassaram a marca de cem mil acessos. O paradoxo da espera no ônibus, contabiliza ele, já teve 265 mil hits.Também fez muito sucesso com “Cinco poemas concretos”, no qual usou a sinergia entre a poesia e as artes plásticas da geração de vanguarda que criou novos paradigmas para a arte brasileira, no fim da década de 1950. Este filme teve nada menos que 160 mil acessos.Como ele é uma das estrelas do universo virtual, mandamos as perguntas por e-mail. É óbvio que esteve cineasta ligado estava on-line.

Como funciona o cinema alternativo ou experimental?
Sei lá, a parada não é como uma máquina ou algo assim. Você tem que ter um mínimo de equipamentos disponíveis e ter o desprendimento de se libertar, talvez. Assim, cada caso é um caso. Uma pessoa muito presa a convenções ou que só pensa em ganhar dinheiro jamais vai conseguir fazer um filme assim; a não ser que ele seja um péssimo cineasta e o filme seja incompreensível (risos).
Cinema experimental não necessariamente quer dizer filme barato. Longas como Chapaqqua e A Montanha Sagrada são extremamente loucos e bem caros. Já definir alternativo no Brasil é estranho, pois basta não ter dinheiro de isenção fiscal que é meio caminho andado para ser isto, pelo menos em termos de meios de produção. Ou seja, somos a maioria. Mas o negócio é ser o menos careta possível, embora com autocrítica sempre. Ser "doidão" não é sinônimo de qualidade ou mesmo de "experimental", que até mesmo esse gênero tem seus estereótipos.

Como é atingir mais de 160 mil pessoas no Youtube com um curta-metragem feito a custo zero?
Maravilhoso! E, na verdade, O paradoxo da espera do ônibus já tem mais de 265 mil acessos! Sem dúvida, é uma luz no fim do túnel; você nota que a humanidade não é tão idiota quanto você pensa (quer dizer, é um pouco sim), no sentido que nem todos estão viciados num padrão global/hollywoodiano (que é a mesma merda) que nos impõem. E não é só um filme barato; é também um desenho desanimado que não acontece nada. E todos se identificam com a parada. Ou seja, nem tudo está perdido.


O Youtube pode ser uma forma de democratizar o acesso ao cinema e de criar novos cineastas?
Acho um grande barato, mas não podemos ficar deslumbrados com o que está acontecendo. Afinal, o Youtube é da Google, neguim multimilionário. Mas também não podemos demonizá-los. Na verdade, eles são frutos de um tipo de capitalismo tão novo que ninguém está tendo muito domínio do que vai acontecer; nem eles devem saber. Mas eles são frutos da era digital e do download; ou seja, pensam de outra forma. Quem sabe, eles realmente deram start numa nova coisa? Bom, o negócio é aproveitar isso a nosso favor, como eu fiz com O paradoxo. Sem dúvida, eu cresci muito profissionalmente depois da aceitação que ele teve. E sim, é um ótimo espaço de discussão para os novos cineastas, porque dá a cara a tapa e busca uma nova linguagem.

A blockbuster digital indica um novo ciclo de reviravoltas na produção e difusão cinematográfica?
Tomara, mas ainda não é algo bem resolvido no sentido comercial. A merda é que todos os artistas, por mais revolucionários e de esquerda que sejam, sempre esbarram na contradição do ter que sobreviver. Nisso, a difusão pela internet, por exemplo, é muito interessante para transmitir idéias, mas não garante que se viva disso e que, conseqüentemente, se crie constantemente.

Quanto ao que acontece comercialmente em salas de cinema, as pessoas ainda estão muito viciadas no longa "esquemão", com historinha e feito em película. Nesse sentido, a produção digital pode marcar uma diferença, mas acredito que seria necessário uma reformulação mais generalizada, tanto na forma e conteúdo dos filmes quanto na maneira de assisti-los. O curta pode ser uma boa opção, já que é mais dinâmico e tem mais a ver com estes tempos corridos. Estamos caminhando para isso, mas, como disse, tudo é muito novo ainda.

O cinema sempre foi considerado arte de massa. Agora, temos filmes produzidos em oficinas de vídeo em favelas do Rio, downloads desenfreados de filmes industriais e exibição digital. Você acha que o cinema finalmente se tornou "popular"?
De certa forma, pois é meio utópico achar que isso está acontecendo de fato. É claro, tem o lado bom da massa agora estar fazendo filmes. Estamos com a faca e o queijo na mão, ou melhor, literalmente, com a câmera na mão e a idéia na cabeça. Mas ainda é muito forte a dominação de uma Globo na cabeça das pessoas (é só notar como uma porcaria como o BBB pode fazer tanto sucesso), assim como os filmes americanos.

Neste ponto, o cinemão sofre menos com o download se comparar com a música, pois ainda existe o ritual de se ir ao cinema, comprar pipoca, pegar mulherzinha, etc. O problema é que fazer filmes simplesmente não basta; temos que pensar numa maneira igualmente inédita em exibi-los. Talvez a TV digital nos dê melhor estas respostas.

O que, com a evolução do mundo, atingiu o cinema? Você acha que a simplicidade está sendo procurada?
Não, não diria isto... O assunto é complexo, pois desde George Lucas ao pessoal do Dogma 95 (e os realizadores que estão do Youtube) defendem o digital. Se por um lado todos querem "se ver mais", como é o caso de O Paradoxo (...), também querem ver os efeitos cada vez mais pirotécnicos do Homem-Aranha. Mas acho que existe um fluxo maior de informações no cotidiano e isto, por mais opressivo que seja, é interessante para se pensar em assuntos nunca antes pensados. Por exemplo, você não precisa mais explicar como é um navio para alguém que mora no interior, como eram os livros do século XIX. Nisto, as informações audiovisuais vão muito mais direto ao ponto. E cada vez mais se filma e se difunde o que se filma. Então o mundo ajuda o cinema e o cinema ajuda o mundo. Porém, é bom lembrar que a palavra "evolução" é sempre contestada. E atingir a simplicidade é algo complexo. Ou seja, é todo um paradoxo (risos).

Como foi criado o curta "Cinco poemas concretos"?
Muita gente hoje em dia não conhece, mas o concretismo foi um movimento de vanguarda dos anos 50 que, grosso modo, unia a poesia com a arte gráfica. Devido a essa união, eu sempre notei um aspecto cinético na grande maioria deles. Então eu selecionei os cinco que lá estão - que são "Cinco" (de José Lino Grunewald, 1964), "Velocidade" (de Ronald Azeredo, 1957), "Cidade" (de Augusto de Campos, 1963), "Pêndulo" (de E.M. de Melo e Castro, 1961/62) e "O Organismo" (de Décio Pignatari, 1960) - e pus a mão na massa. É claro que teve todo um trabalho de adaptação e experimentação. Ao contrário do que me perguntam, fiz tudo no Adobe Premiere e não usei o After FX. Na verdade, não tenho muito saco para o After.

Você participará da mostra 'Filmes de um Homem Só', no IguaCine, com o "Cinco Poemas Concretos". O que espera desse festival em nova Iguaçu?
Há um tempo que acompanho o que está acontecendo em termos audiovisuais em Nova Iguaçu e tenho achado ótimo. Algo supersaudável e exemplar, eu diria, e que merece bastantes elogios. Isto é muito bacana, pois não só capacita pessoas que precisam ampliar seu leque para o mercado de trabalho (não gosto deste termo, mas é a velha questão da sobrevivência), como aumenta a auto-estima de um local pouco lembrado. Eu, aqui do Rio, ainda acho que a Baixada é estigmatizada como terra de ninguém, o que é bem lamentável e sei que não é assim. O festival me parece uma inevitável conseqüência. Parabéns!

Quanto à coisa da mostra "Filme de um homem só", acho muito bom e me identifico muito. Fiz a maioria dos meus filmes praticamente sozinho, mesmo sendo até criticado por isto!!!! (Falta do que fazer...) E acho que esse fazer-sozinho é a cara do que está acontecendo agora, com a era digital. E está muito mais para a democracia do que pra um individualismo, em que você diz o que bem entende e como bem entende. E sem explorar ninguém, pois eu nunca tenho dinheiro pra pagar as pessoas! A única coisa que eu lamento é que tenho dois filmes que são bem isso, mas que não pude inscrever pois, eles são de 2004: o AUTOMUSIC e o AUTOCONHECIMENTO, que estão na minha conta do Youtube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...