quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cinema a seu alcance

Confira a ida de nossa mais nova repórter até a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu

Por Renata Manso

Imagens - Giselly Reis e Gabriela Gama

A Escola Livre de Cinema do bairro Miguel Couto tem três anos. A escola trabalha com crianças de 5° à 8° série de escolas municipais durante a semana e, aos sábados, com adultos da própria comunidade. No total, são 143 alunos.

Cleyton Leite e Diego Bion são professores dessa escola. Cleyton, que foi convidado pelo cineasta Marcus Vinícius Faustini, dá aula de animação desde a fundação da escola. Bion era aluno do turno da noite e foi chamado para trabalhar como professor de documentários.
No final de 2006, quatro filmes de animação e três documentários foram realizados pela Escola. Dentre os filmes, estão "A fofoqueira" e o documentário "Ida ao banco". Nesse ano de 2008, vão ser produzidos quatro episódios para dar continuidade a uma outra produção da escola: o filme "Iguaçu". Os próximos episódios receberam o título de "As aventuras do Iguaçu e sua turma".
Os alunos que fazem parte dessa escola levam em média quatro meses para elaborar e colocar em prática tudo o que aprenderam. Assim acontece com todos os turnos e turmas. Os alunos que mais se destacam são chamados para participar da produção de filmes ou documentários mais elaborados. O "Iguaçu" foi o único filme de animação produzido no final de 2007.
O documentário "Cante um funk para um filme" foi produzido pelo cineasta Marcus Vinícius Faustini. As crianças produziram "Por que tanta pastelaria chinesa?" e "Quem conhece Marquinhos paçoca?", entre outros.
Os alunos da turma de sábado produziram apenas um filme, chamado "Põe na conta". Esse filme conta a história de pessoas que compram fiado.
Os alunos também produziram uma vinheta para a TV Globo. "A vinheta plim plim" foi produzida em abril de 2007. Cleyton, Rafael Cardoso e Renato Lima fizeram uma oficina de roteiro para que as crianças pudessem produzir essa vinheta, que teve como tema os Jogos Pan-Americanos. Eles tiveram quatorze idéias, porém só duas foram aprovadas.
Luana Raissa é uma das alunas do curso de cinema. Ela tem 13 anos e participou da montagem dos bonecos de massinha para a produção do filme de animação "Iguaçu". Esse filme demorou mais ou menos dois meses para ser produzido. Luana conseguiu entrar no curso depois de se inscrever em sua escola. Ela achou que seria interessante e resolveu participar. O filme "Iguaçu" foi o primeiro de que ela participou ajudando na produção. Apesar de ficar um pouco nervosa, temendo errar em alguma coisa, Luana conseguiu participar do curso sem passar por nenhuma dificuldade.
Ela gosta muito do curso, mas quando for cursar a faculdade pretende estudar moda ou direito. Luana se sente muito orgulhosa por estar vendo seu esforço sendo valorizado. No curso, ela aprendeu muita coisa como, por exemplo, a maneira que os personagens de desenhos animados se mexem. Ela hoje também sabe utilizar câmeras e outros dispositivos.

“Os bonecos se mexem da seguinte forma: vários bonecos iguais são confeccionados, só que em posições diferentes”, explicou ela. “Deve-se ter o máximo cuidado com tudo o que é feito em um boneco.” Ela nunca tinha imaginado participar de um curso de cinema e agarrou com unhas e dentes a oportunidade, surgida há dois anos.

Veja os filmes da Escola Livre de Cinema que serão exibidos no IguaCine:

Uma ida ao banco - (2 minutos)
Sinopse: Documentário no qual a câmera foi usada para promover um olhar de descoberta sobre o bairro de Miguel Couto. Nesse caso, o que é um banco.

A praça - (1 minuto)
Sinopse: Animação na qual insatisfação com a realidade da praça de Miguel Couto faz com que os alunos imaginem uma outra praça possível.

A fofoqueira - (2 minutos)
Sinopse: Animação sobre a fofoqueira que dia e noite observa o que se passa na rua de seu bairro. Numa manhã, ela é surpreendida por um cachorro com um dom especial.

Vinheta plim plim "revezamento" - (10 segundos)
Sinopse: Vinheta de animação para o plim plim da globo,onde jovens participam de um revezamento solidário para entregar uma bolsa a uma senhora.

Vinheta plim plim "campo de futebol" - (10 segundos)
Sinopse: Vinheta de animação para o plim plim da globo, onde crianças constroem seu próprio campinho de futebol.

Iguaçu - (5 minutos)
Sinopse: Animação sobre um menino com muitos amigos que adora brincar com eles na geladeira que fica atrás de sua casa. Mas algo precisa ser feito quando sua mãe resolve jogar a geladeira fora por causa do mau cheiro.

Making of - ( 6 minutos)
Sinopse: Documentário que registra o processo de feitura da animação "Iguaçu".

OBS:Todos os filmes da mostra Caixa / Bairro-Escola foram realizados pelos alunos da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu.

Um comentário:

  1. ´´otimas fotos!E' bem legal ter uma escola de cinema em Nova Iguaçu!a cultura presente na baIxada e fundamental para o desenvolvimento da cidade e o intelecto dos futuros adultos!

    Grata GAMA

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...