segunda-feira, 25 de maio de 2009

Conversa de pescador

Cabeleireiro ensina crianças de Jardim Pernambuco a caçar rãs
por Luíza Guimarães

Acompanhando os alunos do período integral da Escola Municipal José Ribeiro Guimarães, no bairro Jardim Pernambuco, descobrimos uma brincadeira muito peculiar durante a oficina de jornal: caçar rãs. Essa tradição vem passando de geração em geração no bairro, que tem muitos terrenos baldios propícios à proliferação das rãs.

Alex Horácio Cavalcante, de 11 anos, mais conhecido como Juca, é um dos alunos do colégio que brincam de caçar rãs. Ele e seus amigos criam armadilhas com redes e latas de alumínio para conseguir pegar as rãs. “Depois que chove, eu e meus amigos sempre vamos para o terreno aqui na frente de casa para caçar as rãs”, diz Juca.

Os meninos de Jardim Pernambuco têm um grande mestre. É o cabeleireiro Celso de Araújo, 44 anos, que passou a infância caçando rãs e pescando muçuns nos brejos do bairro. “Durante a “temporada de rãs”, que vai de agosto a dezembro, sempre que chovia e tinha trovoadas eu acordava bem cedo no dia seguinte”, lembra o cabeleireiro, que já chegou a pegar 200 rãs em apenas um dia.

Às vezes, Araújo levava uma atiradeira para o brejo, mas normalmente pegava suas rãs com as próprias mãos. “Depois eu amarrava com um barbante e vendia”, conta ele, que sempre tinha o cuidado de não pegar as fêmeas. Essas rãs eram vendidas no Centro do Rio de Janeiro, onde chegava com as presas acondicionadas dentro de uma mochila.

O cabeleireiro, que folga nas segundas, continua indo para o brejo. “Basta chover no domingo”, confessa ele, que agora vai caçar acompanhado do filho Pedro Henrique de Araújo, de apenas seis anos. “Até minha esposa já perdeu o nojo de comer”, comemora.

O mestre de Jardim Pernambuco tem uma receita especial para rã. “Corto a cabeça, tiro a pele, lavo e frito no óleo com alho, cebola e um pouco de pimenta do reino”, enumera Araújo, que também gosta de comê-las à milanesa ou desfiadas na farofa.


Interatividade:
Mande para nós sua receita preferida de rã.

Um comentário:

  1. Confesso que teria nojo em caçar rãs. Mas percebi que, para as crianças, foi diversão garantida.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...