terça-feira, 26 de maio de 2009

O código do Bairro-Escola

Jovens pesquisadores da SEMCTUR estão concluindo terceiro trabalho
por Jéssica Oliveira

Eles se reúnem três vezes por semana em uma das salas da Secretaria da Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, diante dos computadores em que são armazenados os dados das pesquisas que começaram a fazer há cerca de sete meses. As aulas, ministradas pela antropóloga paulista Marcella Camargo, se estendem por até cinco horas. Mas os 20 aprendizes de pesquisador só arredam o pé para um lanche por volta do meio-dia, que não dura mais do que meia hora.

O grupo comandado por Marcella Camargo, uma das adjuntas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou suas atividades em novembro de 2008, na 1ª Feira de Estágios e Empregos de Nova Iguaçu, na Vila Olímpica. O objetivo daquela pesquisa, encomendada pela própria Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, era avaliar a qualidade do atendimento, mas principalmente buscar o perfil de quem procurava estágios ou empregos.

Foi nesse momento que os jovens pesquisadores entraram em contato com um monstro conhecido pela sigla de PSS, o software que armazena e processa o banco de dados de cada pesquisa. A antropóloga que coordena a pesquisa acredita que o domínio desse programa é suficiente para credenciar seus 20 jovens para um bom lugar no mercado. “O mercado paga bem para quem sabe manipular o PSS”, afirma.

Uma pesquisa é feita em várias etapas. A primeira delas é saber qual será o seu objeto, o tema a ser abordado. Em seguida, vem a elaboração do questionário a ser feito com os entrevistados, seguida da sua sua aplicação, a entrevista propriamente dita. Essa parte pode ser considerada fácil, se comparada com que está por vir: a decodificação. O grupo já está na terceira pesquisa. “Depois da Feira de Negócios, fizemos uma pesquisa com os jovens que participaram do Minha Rua Tem História e agora estamos terminando a pesquisa com os mediadores das oficinas culturais do Bairro-Escola”, conta a jovem pesquisadora Caroline de Oliveira, 21 anos.

As informações colhidas no trabalho de campo, sejam dados individuais ou de grupos de discussão, são arquivadas no banco de dados do PSS. É nesse momento que começa a codificação, onde cada resposta dos entrevistados se transforma em um código, no caso, um número. São dois tipos de questão: as objetivas, com opções a serem escolhidas, ou as dissertativas, onde o entrevistado responde o que quiser. O segundo tipo de questão apresenta um grau de complexidade muito maior para os pesquisadores. “A codificação da pergunta dissertativa é complicada porque o pesquisador tem que ser um bom intérprete da resposta”, conta Vítor Carvalho, 18 anos. “Cada entrevistador diz uma coisa e nós temos que agrupar as informações de forma coesa para depois codificá-las.” A pesquisa sobre o Minha Rua Tem História fez amplo uso de questões dissertativas.

Cruzamento dos dados
Cada número representa uma resposta para que o programa possa realizar o “cruzamento” e obter as respostas somatórias, ou percentuais da pergunta feita. “Se o objetivo da pesquisa é saber a preferência de cursos superiores em uma determinada faixa etária de ambos os sexos, o programa cruza todas essas informações com base no reconhecimento dos códigos registrados e revela o resultado em questão de segundos”, conta a antropóloga paulista. O uso do banco de dados facilita consideravelmente o trabalho dos jovens pesquisadores, que depois só precisam analisar o resultado e apresentá-lo.

O banco de dados é um eficiente e complexo sistema de armazenamento de dados. A jovem Caroline Mendes, de 17 anos, demorou um mês para dominar o programa. “A maior dificuldade é a codificação, sem dúvida. Principalmente por não estar em português, mas a Marcella sempre nos ajuda e a cada aula nós aprendemos algo novo sobre o banco de dados.” A jovem que diz que paciência e total atenção são fundamentais para o uso do sistema. “É difícil de entender, mas depois que compreendemos, fica fácil. É só ter calma e paciência.”


Interatividade:
Sugira um tema para os jovens pesquisadores da SEMCTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...