quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fé nas crianças

Convivência com crianças do Bairro-Escola muda vida de caseira da Paróquia Nossa Senhora das Graças
por Carine Caitano e Robert Tavares

Estamos na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, em Miguel Couto. Duas vezes por semana, é aqui que as crianças da Escola Municipal Ayrton Senna vêm participar das oficinas do Bairro-Escola.

Quem parece ficar mais contente com as visitas é Dona Serevina Souza Santos. Ela, que é caseira da paróquia há quatro anos, teve sua vida revigorada depois que as crianças começaram a frequentar o local. “Essa iniciativa é um acerto para que elas consigam algo melhor”, afirma a caseira. “As crianças se divertem, mas também aprendem.”


Conhecida como Silvinha, Dona Severina garante que a rotina melhorou depois da parceria com o Bairro-Escola. “Elas me ajudam a cuidar das flores, brincam com o passarinho”, lembra. Mas as crianças levam muito mais do que companheirismo e solidariedade. “Ele chegam felizes aqui”, acrescenta a caseira.

Silvinha mora com dois dos seus filhos e com a mãe, Maria Referina da Conceição. Todos adoram o convívio, inclusive sua mãe. “Gosto de todos eles. Ensino a não brigar, a conviver”, diz Dona Maria, cujo instinto maternal é aguçado com a presença das crianças na igreja.

Em meio a risos, a filha de Dona Maria diz que não é bem assim: “As crianças têm até um professor. E não é de esporte, é de sala de aula! Nunca tinha visto um homem dando aula, mas parece que todos gostam muito dele. É assim mesmo, vivendo e aprendendo.”

Silvinha se emociona quando pensa no futuro dessas crianças, que ela acredita que será bem melhor do que o seu. “Gosto de quem quer caminhar. E isso tem que começar desde criança”, afirma ela, que conhece as dificuldades da vida, mas acha que é pra frente que se anda.


Interatividade:
Mande uma foto das crianças do Bairro-Escola levando alegria para os parceiros do programa da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...