quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fé nas crianças

Convivência com crianças do Bairro-Escola muda vida de caseira da Paróquia Nossa Senhora das Graças
por Carine Caitano e Robert Tavares

Estamos na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, em Miguel Couto. Duas vezes por semana, é aqui que as crianças da Escola Municipal Ayrton Senna vêm participar das oficinas do Bairro-Escola.

Quem parece ficar mais contente com as visitas é Dona Serevina Souza Santos. Ela, que é caseira da paróquia há quatro anos, teve sua vida revigorada depois que as crianças começaram a frequentar o local. “Essa iniciativa é um acerto para que elas consigam algo melhor”, afirma a caseira. “As crianças se divertem, mas também aprendem.”


Conhecida como Silvinha, Dona Severina garante que a rotina melhorou depois da parceria com o Bairro-Escola. “Elas me ajudam a cuidar das flores, brincam com o passarinho”, lembra. Mas as crianças levam muito mais do que companheirismo e solidariedade. “Ele chegam felizes aqui”, acrescenta a caseira.

Silvinha mora com dois dos seus filhos e com a mãe, Maria Referina da Conceição. Todos adoram o convívio, inclusive sua mãe. “Gosto de todos eles. Ensino a não brigar, a conviver”, diz Dona Maria, cujo instinto maternal é aguçado com a presença das crianças na igreja.

Em meio a risos, a filha de Dona Maria diz que não é bem assim: “As crianças têm até um professor. E não é de esporte, é de sala de aula! Nunca tinha visto um homem dando aula, mas parece que todos gostam muito dele. É assim mesmo, vivendo e aprendendo.”

Silvinha se emociona quando pensa no futuro dessas crianças, que ela acredita que será bem melhor do que o seu. “Gosto de quem quer caminhar. E isso tem que começar desde criança”, afirma ela, que conhece as dificuldades da vida, mas acha que é pra frente que se anda.


Interatividade:
Mande uma foto das crianças do Bairro-Escola levando alegria para os parceiros do programa da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário