quarta-feira, 20 de maio de 2009

A manchete da quarta-feira

Oficina de jornal da Venina espalha repórteres mirins pela Califórnia

por Giuseppe Stéfano

A oficina de jornal da Escola Municipal Venina Correa Torres, coordenada pela monitora Mônica Arantes Moreira, uma moradora de Édson Passos de 20 anos, é um sucesso! Toda quarta-feira a turma se reúne às 15h no espaço cedido pelo parceira "Vida Plena", onde seus repórteres mirins recebem noções de como montar um jornal.

Nos três meses em que atua no Mais Educação, uma parceria entre o Governo Federal e o Ministério da Educação, a monitora Mônica Moreira já trabalhou algumas atividades com as crianças: como fazer entrevistas, comportamento, tipos e partes de um jornal e editoriais. "As crianças demonstraram muito interesse", conta a jovem mediadora. "Elas são bem participativas e receptivas. Está sendo ótimo!"

Mônica Moreira começou meio "perdida", achando que as oficinas de jornais estavam totalmente relacionadas ao jornal impresso. "Isso me preocupava por causa da disponibilidade de material, pela dificuldade de escrita das crianças e pela reciclagem de papel", revela. Mas logo ela descobriu que não era nada daquilo que imaginava.

Hoje, a monitora trabalha da forma mais direta e tátil possível, contando com o que os pequenos jornalistas têm ao seu alcance. "Agora eu uso desde programas jornalísticos de TV até trava-línguas para trabalhar a dicção, mas com os olhos bem abertos para o meio de comunicação mais usado dos últimos tempos: a internet."

A tia Mônica, como é carinhosamente conhecida, visita os blogs do Bairro-Escola em busca de novidades e, claro, o blog Jovem Repórter não poderia ficar de fora dessa lista. A partir daí, Mônica teve a idéia de criar um blog para a escola, mas, por enquanto, ainda é apenas um projeto.


Interatividade:
Mande uma sugestão de pauta para os repórteres mirins da Califórnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...