sexta-feira, 22 de maio de 2009

Encontro de gerações

Jovens repórteres trocam experiências com repórteres mirins do Venina Correa Torres
por Giselle Reis

Na ultima quarta-feira de abril, uma equipe de jovens repórteres (Jéssica Oliveira, Giuseppe Stéfano e Giselle Reis) foi à Escola Municipal Venina Correa Torres, na Califórnia, em busca de informações sobre a oficinas de jornal realizada em um dos parceiros do colégio (Vida Plena). No local da oficina, deparam-se com uma cena inusitada: crianças apresentavam a primeira edição do Jornal Venina (cujo nome “oficial” ainda está sendo discutido pelas crianças). Logo a equipe de JR (Jovens Repórteres) se prontificou a registrar o momento, fotografando-os.

No decorrer da oficina, um dos JR (Giuseppe Stéfano) sugeriu que as crianças os entrevistassem de forma que cada um tivesse direto a uma pergunta sobre temas diversos. As crianças ficaram eufóricas, enfim poderiam exercer o que estavam aprendendo há duas semanas com a oficina da monitora Mônica Moreira. Saindo um pouco do teórico e começando a praticar desde cedo eles iniciaram um bombardeio de perguntas para os Jovens Repórteres. Perguntas que iam de “Ser repórter é legal?” até perguntas mais pessoais como “Vocês têm tempo para namorar?”, perguntas típicas de furos de reportagem o que demonstra certa influência das revistas de fofoca em sua formação.

Ao término da “pequena coletiva de imprensa do Venina”, os JR logo trocaram de lugar com as crianças e começaram a desempenhar o seu real papel, o de entrevistadores. As perguntas dirigiram-se a todas as crianças, mas apenas algumas se sobressaíram. Esse foi o caso de Milena Santos, 10 anos, estudante do 6º ano. “Sou muito tímida. Depois que comecei a oficina de jornal, percebi que me solto quando estou apresentando o jornal de mentirinha”, diz ela, cujo sonho é se tornar a “garota do tempo”. Já Luiz Phelipe, de 11 anos, é o oposto de Milena. “Meu sonho é ser entrevistador”, diz ele, que é super-desinibido. “Assim que bato os olhos em alguém, quero logo saber seu nome e idade. Daí as perguntas surgem como em uma conversa de amigos.”

No fim da oficina, a equipe de jovens repórteres foi aplaudida. E como bons seguidores, os “repórteres mirins” do Venina pediram o orkut dos jr e o endereço do nosso blog. Além de manterem contato, queriam um lugar em que pudessem se espelhar.

Comentário pessoal do jovem repórter Giuseppe Stefano (o Marrentinho): “Na minha infância, se eu tivesse a oportunidade de ter alguma oficina que o Bairro Escola oferece como a de jornal, hoje eu seria um repórter melhor ou mais bem preparado.”


Interatividade:
Conte aqui experiências profissionais que você tenha trocado com pessoas mais jovens




2 comentários:

  1. Essa matéria ta ficou legal Gisa..

    Qnto a interatividade:

    Bom...Ahhh..Acho q sei lah...Nunca tive essa experiencia ^^'

    ResponderExcluir
  2. DUke_ Sem noção...queria ter estado lá.....

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...