Jogo de damas melhora comportamento de alunos de escola de Nova Era
por Wanderson Silva
Uma das maneiras encontradas pelos mediadores da Escola Municipal Jardim Nova Era de acalmar as crianças no horário da recreação foi o jogo de damas. O tradicional jogo de tabuleiro tem contribuído de forma surpreendente na educação escolar e integração social dessas crianças.
Depois que incluíram a diversão no horário escolar, os mediadores já colheram bons frutos. “Em geral, os jogos não são vistos com bons olhos pelos educadores, mas aqui, em um convívio social e monitorado, é uma ótima ferramenta, que tem nos ajudado bastante no controle do comportamento e na melhora do desempenho dos alunos”, relata Ângela Souza, coordenadora político pedagógica da escola. “Além da diversão, o jogo de damas propicia um convívio social mais integrado, fazendo com que a maioria dos alunos melhore o comportamento na sociedade”, acrescenta Ângela.
Engana quem pensa que esse controle agrade apenas os adultos da escola de Nova Era. “Gosto muito de jogar, aprendo muito e é legal”, afirma o estudante Rodrigo Souza, de oito anos de idade. Ele não é o único que se diverte na hora de recreação. “Depois da biblioteca, o que mais gosto fazer é jogar damas”, diz Fernando Silva, de sete anos.
A medida também agrada aos pais. Eles são unânimes em afirmar que melhorou a relação dentro de casa. “Depois dos jogos de damas, o Felipe melhorou muito”, conta Lourdes Souza, sua mãe. “Ele quase não conversava em casa e era muito fechado. Agora não é mais”, conta a mãe, Lourdes Souza. “No começo, eu não gostei muito, pensava que jogos não tinham nada a ver com escola. Hoje penso totalmente diferente. Acho que, se usada corretamente, da maneira que está sendo feito, só colheremos benefícios. Seria bom se outras escolas aderissem e enxergassem o jogo desta forma”, conclui.
Interatividade:
Sugira algum jogo capaz de ajudar as crianças a melhorar o desempenho na escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma kombi que resiste ao tempo
II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...
-
Quando o sonho do lucro fácil se transforma em pesadelo por Marcos Vinícius e Wanderson Santos O sonho do lucro em um trabalho aparentement...
-
"O fim dessas salas se deu por não acompanharem o desenvolvimento das grandes industrias cinematográficas, restando somente as 'por...
-
Das grandes exportações às péssimas condições de produção Por Daniel Santos Imagens: Daniel Santos e sugadas da internet Situada entre Vila...
Qualquer jogo pode ser capaz de ajudar as crianças a melhorar o desempenho escolar.
ResponderExcluirJogos eletrônicos em geral ajudam no desempenho cognitivo.Posso citar 3 grandes gêneros:
Jogos de luta: Análise de estratégias de forma a antecipar os movimentos adversários. A mémória é estimulada devido a gama de movimentos acessíveis ao usuário...Noções de distância e a relação causa-efeito são bem trabalhados neste tipo de jogo
Jogos de esporte: Em maioria exigem estratégias moderadamente avançadas, contato com regras e limitações. Quebrar os próprios limites para avançar nas competições também favorecem a auto-estima.
jogos de aventura: A exploração do desconhecido e a dificuldade progressiva são marcas registradas desses tipos de jogos. Além de unir as principais características dos outros dois grupos de jogos, este grupo ainda se destaca pela maior estimulação da imaginação.
meu comentario foi simplesmente apagado por falha na conexão mas inspiração perdida retornara a este post. Robson, valeu por levantar essa discusão. nao vou perder oportunidade
ResponderExcluirUauuu... Robson também é cultura. ahsuhashas
ResponderExcluirDuke, mais uma vez, te elogio. Sua matéria foi bela e objetiva, como diria o nosso querido Julio. No meu caso, não me lembro de um jogo em especial que tenha mudado tanta coisa. Na verdade, a leitura pode ser citada como o maior auxiliador em diversas áreas, que também me foi apresentada na escola, com a indicação de uma professora a um livro maravilhoso de Warcir Carrasco (A Corrente Da Vida). Foi a minha primeira leitura aleatória e mudou muita coisa em mim.
Sugestão: Que tal uma reportagem falando sobre o que as crianças estão lendo, o livro preferido e o que mudou em suas vidas depois que foram apresentadas à literatura?
O que acham? Mudei muito de assunto?
uhauhsasauhsua
Beijos com carinho aos Jovens Reporteres e a todos que também participam ativamente no Bairro Escola e que leem o nosso blog!
Jogos são a minha praia xD...Jogos e artes marciais o/
ResponderExcluir