terça-feira, 5 de maio de 2009

Camisinha fortalecida

Subsecretaria Materno-infantil distribui camisinhas
por Fernanda Bastos da Silva / fotos de Mariane Dias

Conscientização e saúde da família. Este era o objetivo da palestra promovida pela Subsecretaria Materno-infantil da Secretaria Municipal de Saúde durante a Ação Social do Dia do Trabalhador, ocorrido no Aeroclube. De acordo com a palestrante, a subsecretária adjunta de Assistência Social Isaura Maria Bernardo, 45 anos, é necessário frisar o papel e a importância dos contraceptivos no planejamento familiar e na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Ela falou sobre anticoncepcionais como a pílula, o diu, o diafragma, além de ensinar técnicas de uso de preservativos como a camisinha feminina e a masculina.

Também faziam parte da equipe de palestrantes da subsecretaria Rosilane da Silva Souza, 40 anos, e Shirley dos Santos Jorge, 59 anos. Deborah Bernardo Costa Ferreira, 15 anos, filha da subsecretária Isaura Bernardo, ajudou os trabalhos fazendo panfletagem junto ao público jovem. Cerca de 300 pessoas receberam camisinhas.

Shirley dos Santos Jorge expôs sua preocupação com as famílias não esclarecidas. “Há pessoas que precisam ser alcançadas e um evento como o de hoje, que mobiliza milhares de pessoas, é importante para o nosso trabalho.” Em geral, a Subsecretaria Materno-infantil aproveita fins de semana e feriados para fazer esse tipo de esforço porque, nos dias úteis, o público alvo desse trabalho não pode se dirigir à unidade de saúde próxima à sua casa.

A Subsecretaria Materno-infantil usa o kit da família brasileira fortalecida, criado pelo UNICEF. “Já existem vários enfermeiros trabalhando com esse kit em diversas unidades de saúde, atendendo às crianças de 0 a 6 anos”, lembrou Shirley Jorge. Esse projeto é apresentado nas unidades de saúde, escolas, creches e igrejas. O trabalho envolve planejamento familiar e o aleitamento materno, além dos contraceptivos.

Um comentário:

  1. Gostaria muito de ter participado deste evento...
    Isaura, da próxima vez não se esqueça de mim.
    Bjos
    Andreia

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...