quarta-feira, 20 de maio de 2009

O abre-alas do Bairro-Escola

Percurso entre escola e parceiros é feito com auxílio de guardas de trânsito
por Daniel Santos

Além do horário integral e das diversas atividades culturais realizadas com o apoio de parceiros, o Bairro-Escola conta com agentes de trânsito exclusivos para conduzir a criançada com segurança até as atividades fora da escola.

Mas, além da segurança, as crianças acabam tendo uma aula bem divertida. Enquanto percorrem o tapete vermelho que indica os caminhos da escola aos vários parceiros, elas aprendem sobre seu bairro, placas de sinalização e outras regras de trânsito.

Há dois anos lotado no Bairro-Escola, Esmael Cunha, 36 anos, é o guarda de trânsito da Escola Municipal Ornélia Lippi, no bairro Vila Iracema. Ele diz que as crianças ficam ansiosas para sair da escola e ir para a praça e durante a caminhada percebe espaços que serviriam para novas parcerias. “Lan houses seriam bons parceiros, ajudando na inclusão digital, porque as crianças notam quando passam em frente a uma dessas casas de jogos e internet.”

Para o guarda de trânsito, os parceiros deveriam ser mais que um espaço. “Dentro deles deveria ter algo para o aprendizado dos alunos, como instrumentos musicais.”

Além de acreditar no projeto, o trabalho de 8h às 16h nos dias úteis foi determinante para ele. “Resta agora aos pais interagirem mais com o projeto. Infelizmente os responsáveis veem o Bairro-Escola como um depósito, onde largam seus filhos só por causa da comida. Mas pior ainda são aqueles que não acreditam no projeto, privando seus filhos do ensino, diversão e alimentação.”


Interatividade:
Sugira o nome de um agente de trânsito do Bairro-Escola que mereça uma matéria do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...