quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cabeça Feita

A febre do corte moicano

Texto e fotos de Thompson Nike

Muitos jovens vêm se rendendo ao chamado corte moicano. Esse corte surgiu com os índios americanos e, na última metade do século passado, foi resgatado pelos punks a fim de mostrar uma aparência mais agressiva e subverter os costumes do dia-a-dia.

Atualmente, os jovens parecem estar mais preocupados em manter uma aparência “bonitinha” do que questionar o que os outros pensam a seu respeito. Nesta reportagem, você vai descobrir os diversos motivos que fazem desse corte a sensação do momento entre os jovens.

Há quinze dias, Janderson de Almeida, 17 anos, cortou o cabelo no estilo moicano. Segundo ele, o corte combinou muito com o formato do seu rosto e com seu jeito divertido e descolado ser. “Achei maneiro, fiquei mais charmoso”, comemora Janderson. Por incrível que pareça, a idéia não surgiu dele, mas de sua mãe. “Minha mãe pediu para eu fazer, mas não concordei no começo. Agora, graças a essa dica, estou feliz com o meu novo visual”, diz ele. Porém, a mãe de Gabriel Marques, 19 anos, também moicano, pensa diferente da mãe de Janderson. “De primeira, minha mãe não gostou muito. Mas depois ela aceitou”, diz ele.
O caso de Gabriel Marques foi diferente, pois o pedido veio de sua namorada, que acha o corte maneiríssimo. “Ela pediu para eu fazer, fiz e acabei gostando”, confessa Gabriel. O sucesso com as mulheres é o que mais importa para Felipe Melo, 14 anos, o mais jovem moicano do grupo. Ele se entusiasma com o assédio das meninas da escola. “Quando vou para a escola assim, é show! As mulheres amam”, diz, tirando onda.

Reação das pessoas

O moicano causa polêmica por se tratar de um corte difernciado, que foge dos padrões tradicionais. É por isso que quem usa esse corte acaba se tornando o centro das atenções. Segundo Janderson, algumas pessoas ainda se chocam com o corte de cabelo que ele usa. “Todo mundo fica me olhando”, diz. “Eu acho maneiro, pois chama mais atenção”, completa.

Mas nem sempre é assim. Há também aqueles que aceitam esse novo estilo numa boa. É o que diz Gabriel Marques quando perguntado sobre a reação das pessoas ao vê-lo pelas ruas de Nova Iguaçu. “Quase ninguém repara, porque agora todo mundo está usando o corte moicano”, explica.

Das tribos indígenas às tribos urbanas

Embora o corte moicano esteja super na moda, nem todo mundo sabe que o corte surgiu com as tribos indígenas americanas e os celtas. Esse corte, geralmente raspado dos lados, foi adotado pelo movimento punk na década de 70 como forma de protesto.

Hoje, os jovens que usam moicano estão mais preocupados em acompanhar as tendências da moda do que questioná-las.

Um comentário:

  1. Humberto

    olha o moicano nao era tambem para chocar a sociedade pelo quando so punks adotaram mas tambem para fzer uma omenagem aos indios moicanos mortos por militares ingleses e hoje em dia é moda criada elo jogador backam que na epoca era do real madri e hoje nem sei se continua sendo mas a muito tempo atras via varias punks aqui em sp com moicanos legais e todo ,mundo falando mal e chocado mas engraçado hoje isso mudou ...o capitalismo e a moda consimidora é foda em...

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...