segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Surpresa da Palmeirinha

Palmeirinha promete fazer a diferença no carnaval de Nova Iguaçu
por Adriano dos Santos Chamarelli, Tiago de Paulo e Eline Vieira
Fotos: Mazé Mixo

O G. R. E. S. Palmeirinha, do bairro Corumbá, foi fundado por Marconde Silva Soares em de 15/01/1988. Curioso que o nome da escola de samba foi tomado emprestado do time de futebol do bairro. A princípio, tudo não passava de uma brincadeira entre amigos, que tomou proporções surpreendentes, e virou o que é hoje: "mais do que uma Escola de samba, uma família".

Uma das líderes dessa família é Leila Maria Pereira, 43 anos, 21 anos de escola, da qual é a segunda secretária, representante da ala das passistas. "Já fiz de tudo, mas não consigo sair dessa escola, pois eu a amo de paixão!"

Além de todo o trabalho na quadra, Leila irradia alegria pela comunidade e ajuda a tirar os jovens das ruas. As pessoas que trabalham na escola recebem uma ajuda de custo, podendo assim desempenhar os respectivos papéis sem se preocupar em "correr atrás" do pão de cada dia. Assim, a Escola de samba proporciona também empregos para a comunidade.

Com 20 anos de existência, o Palmeirinha já enfrentou muitas dificuldades financeiras, como a do ano de 2003. "Precisamos de muita criatividade para botar o carnaval na rua", conta Leila. Uma das formas de cortar os custos foi reciclando fantasias de carnavais anteriores, mas isso não comprometeu o sucesso do desfile. "Aprendemos naquele ano que a beleza está na praticidade e na união."

Diferença
Os preparativos para o carnaval começam em outubro e vão até o dia do desfile. Os ensaios são aos domingos (ensaio geral) e às quartas-feiras (ala de passistas, bateria e etc.). Os ensaios começam às oito da noite e não têm hora para terminar. Mas não é só de carnaval que vive a escola de Corumbá. De Março a Setembro, a quadra da escola abriga o Projeto "Lutando pela paz", que proporciona cultura e socialização através das artes marciais.

Esse ano a Escola traz o enredo "reinos mágicos o mundo de faz de conta", com seus cinco reinos: reino do ouro, da prata, das águas, da magia e do sorriso. E vem mostrar que o mundo pode, sim, ser mágico, através do amor, da alegria e do sorriso. Com essa magia, o carnavalesco Geiel Vieira, comovido, promete encantar a avenida, como uma das mais bonitas e irreverentes escolas de samba que desfilarão em Nova Iguaçu. Para tanto, guarda os segredos a sete chaves. "Não posso estragar a surpresa", desculpa-se. E justfica: "Esse ano a gente realmente fará a diferença no carnaval de Nova Iguaçu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...