quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bairro Saúde

Investimentos na saúde marcarão o segundo mandato de Lindberg Farias
por Josy Antunes

A primeira gestão do prefeito Lindberg Farias ficou marcada pelos investimentos em educação e pelas obras do PAC. Embora o Bairro Escola e a reurbanização da cidade tenham sido suficientes para que a população de Nova Iguaçu o consagrasse com 65% dos votos úteis nas eleições de outubro, o prefeito tinha a clareza de que não levara seu discurso de mudança para a área da saúde.

Foi por isso que passou os últimos meses costurando uma aliança com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (www.ensp.fiocruz.br), ligada à Fundação Oswaldo Cruz. O resultado dessas articulações foi apresentado na manhã de segunda-feira, para um dos maiores públicos da história do teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. A partir de agora, serão os sanitaristas da Fundação Oswaldo Cruz que formularão a política de saúde de Nova Iguaçu. “A saúde será a marca do meu segundo mandato”, afirmou o prefeito.

Não foi à toa que Lindberg Farias procurou socorro na Escola Nacional de Saúde Pública, que anualmente joga 120 novos profissionais no mercado. Trata-se de uma das mais importantes instituições, na área de saúde pública, da América Latina. Ao longo dos anos, ela vem adquirindo conhecimentos com as experiências bem-sucedidas que ocorrem em todo o Brasil. Foi nas salas do palácio da Avenida Brasil que foram gestados o Sistema Único de Saúde e o Programa de Saúde da Família. Só uma instituição com esse peso e essa experiência pode assumir o desafio que tem sido a saúde em Nova Iguaçu.

A Secretaria Municipal de Saúde, que agora passa a se chamar Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Qualidade de Vida, será coordenada pelo ex-diretor do Hospital da Posse, Marcos de Souza. O deputado Walney Rocha, que ficou à frente da secretaria durante o conturbado ano eleitoral, foi transferido para a Secretaria de Obras. Antigo militante da causa da saúde em Nova Iguaçu, o sanitarista José Noronha saudou o novo modelo de gestão proposto pela Prefeitura de Nova Iguaçu como uma revolução na área. “Mais uma vez Nova Iguaçu vai dar o exemplo”, afirmou o pesquisador da FIOCRUZ e ex-secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Mais barato
O convite do prefeito Lindberg Farias foi recebido como um ato de coragem administrativa porque, além de compartilhar a gestão com os estudiosos da Fiocruz, a nova Secretaria de Saúde, Cidadania e Qualidade de Vida propõe uma nova lógica de abordagem para os problemas existentes. Um diferencial nos objetivos é tentar promover a saúde, e não a cura de doenças. “É muito mais barato se a gente cuidar preventivamente”, simplificou o deputado federal Rogério Lisboa.

O acordo assinado entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Escola Nacional de Saúde Pública gira em torno de um programa composto por onze pontos. Outro antigo militante da causa da saúde na Baixada, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Antônio Ivo de Carvalho enumerou as prioridades da nova gestão: estender a cobertura do Programa de Saúde da Família até 50% da população, aprimorar o sistema de atendimento de emergência, qualificar as maternidades e fornecer assistência universal e gratuita”, enumerou o sanitarista. “O programa não traz nenhuma novidade ou achado mágico, mas ele alinha alguns compromissos que estarão presentes nesse esforço a partir de agora”, explica Antonio Ivo de Carvalho.

De acordo com os sanitaristas presentes na solenidade do Sylvio Monteiro, o sucesso da nova gestão depende da participação de moradores e profissionais da saúde sediados em Nova Iguaçu. “O esforço pra construir um posto de saúde na Zona Sul, por exemplo, é cem vezes menor do que construir um mini posto de saúde em Nova Iguaçu”, garante José Noronha. A Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, se comprometeu em trazer a sua primeira turma de Graduação em Saúde Pública para colaborar com os projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...