terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Força das águas


Esperança do Amanhã procura energia das águas para vencer primeiro carnaval
por Fernanda Bastos e Wanderson Santos

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Esperança do Amanhã surgiu a partir de uma conversa de bar na rua Seridó Lote 06 Quadra 48 em Cabuçu, em 1988. A conversa, da qual participavam a hoje presidente Edna dos Santos Santiago e sua irmã Eunice dos Santos Francisco, foi animada por um surdo, duas latas e um repique.

Vinte e um anos depois, a escola vai entrar na Avenida Marechal Floriano Peixoto com 580 componentes, divididos entre as alas das baianas, fantasias e bateria. O enredo da escola, concebido pelo carnavalesco Alexandre Santiago, 31 anos, é o Planeta Água. "Temos uma grande preocupação com o meio ambiente e com os reservatórios naturais subterrâneos de água", explica o carnavalesco.

Embora seja considerada uma escola de elite do carnaval iguaçuano, a Esperança do Amanhã jamais ganhou um desfile. "Ficamos sempre em 2º ou em 3º lugar", lamenta a presidente da escola. No entanto, Edna dos Santos tem certeza de que o Planeta Água vai quebrar a maldição que acompanha a escola. "Este ano vai ter festa em Cabuçu", garante.


O carnavalesco Alexandre Santiago, que está na escola há 14 anos, explica o enredo que a Esperança do Amanhã defenderá na Avenida Amaral Peixoto. "Haverá duas alas", explica. "A primeira, de cor dourada e adornada com detalhes de folheado, mostra a energia que vem das águas." A outra pretende traduzir emoções que produzem lágrimas, na qual haverá fantasias no formato de olhos e do arco-íris. O lado místico das águas está presente nas fantasias criadas especialmente para homenagear os deuses africanos da água.

Ligação com a comunidade
A Esperança do Amanhã tem uma forte ligação com a comunidade, que recebe gratuitamente as fantasias e trabalha intensamente no barracão da escola. O processo de escolha do samba também estreita os vínculos da escola com Cabuçu. "Primeiro eu faço a sinopse da escola e do samba", conta o carnavalesco. Depois disso, passamos para os sambistas." Com base no resumo que têm em mãos, eles fazem os sambas.


Mesmo com a alegria levada pela escola aos moradores de Cabuçu, Edna e Eunice se sentem frustradas com a dificuldade enfrentada pela Esperança do Amanhã para conseguir patrocinadores para o carnaval. "Nossa única subvenção vem da Prefeitura de Nova Iguaçu", lamenta as irmãs. "Só que esse dinheiro só chega em cima da hora, e acaba cobrindo apenas alguns custos e dívidas que foram feitas para agilizar o desfile."

A diretoria da Esperança do Amanhã que esse círculo vicioso só será interrompido no dia em que as escolas de Nova Iguaçu se articularem para atrair a atenção das televisões. "Com toda certeza, conseguiríamos muitos patrocinadores", afirma a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...