quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fera no Calçadão


Equipe do programa Beat 98 faz a festa no Centro de Nova Iguaçu
por Marina Rosa

O programa de grande sucesso de audiência entre pessoas de todas as idades da radio Beat 98 visitou Nova Iguaçu na última segunda-feira.
Tino Junior e equipe vieram com tudo para fazer o quadro "Tino nas ruas" na praça Rui Barbosa, no Centro. O alvoroço foi total e contagiante. Parecia um bloco de carnaval em pleno começo de semana. Os moradores e visitantes da cidade paravam, tiravam fotos, pediam autógrafos e participavam das brincadeiras.


Os ouvintes do programa amaram e faziam de tudo para registrar o momento. "Nem acredito que eles vieram mesmo aqui. Eu ouço o programa todos os dias, em qualquer lugar, sou fissurada" – disse Ana Paula , 17 anos, moradora do bairro Cacuia. Mesmo acompanhando o programa, ela só conseguiu acreditar na visita quando conseguiu enxergar Tino Junior, Mulher Bacalhau, Jabuti, Picles, Pinto e a Incrível Tia no meio da multidão.

Como jovem repórter, logo me interessei em entrevistá-los. Esperei até o final, mas o entusiasmo do povo era tanto que não tinha jeito de conseguir algo ali. Por sorte, um dos produtores perguntou a equipe se eu podia entrevista-los e então fui convidada a ir ao estúdio da rádio tanto para conhecer e assistir ao programa quanto participar. Sem pensar duas vezes, aceitei o convite.

Num clima sempre animado e jovem, o locutor inventa bordões que já viraram mania na boca do povo. O “que é isso, fera?” já virou febre entre os jovens da cidade. Quando veem uma menina por que se interessam, os meninos apelam para o "que é isso fera?, chupo sua lingüinha". Embora naturalmente mais tímidas, as meninas também estão aderindo ao bordão do Tino Junior. "Quando eu vejo um carinha muito lindo e quero chamar a atenção dele, acabo dizendo 'que é isso, fera?'”, confessa a estudante Mariana Almeida, 15 anos, moradora do Centro. É assim que ela tenta demonstrar o quanto ficou interessada pela beleza dele.

Fitas K7
O programa do Tino é transmitido diariamente, das oito ao meio-dia, desde setembro de 2008. É um líder de audiência na rádio, nas ruas e na internet. As comunidades são abarrotadas. Apesar disso, ele não se sente um ícone da nova geração da rádio carioca. "Eu sou um ouvinte e um apaixonado por rádio que tem a oportunidade de falar no microfone, só isso”, contou ele, que atribui o seu sucesso ao fato de fazer tudo que o ouvinte gostaria de fazer. Ele acha que seu trabalho é uma extensão das brincadeiras que fazia desde os seis anos de idade, quando usava fitas K7 para alternar entrevistas com a mãe e a execução de músicas.

O sucesso do programa ficou evidente na visita da equipe à cidade. Como o locutor mesmo disse, foi muito legal e quem estava lá pode ver. "O povo recebeu muito bem e isso tem sido uma constante de forma cada vez mais intensa. E o legal é que o Tino não só recebe atenção, carinho e admiração das mulheres, mas dos homens também, o que mostra um respeito muito grande apesar de eu ser meio estourado, às vezes, por falar o que penso. Sou honesto porque acho que a mídia tá muita hipócrita."

Como os ouvintes dos outros cantos do Rio de Janeiro, os iguaçuanos estão animadíssimos com o Banana no Bacalhau, o bloco criado pelo programa. No meio da multidão, a saída no bloco foi tema de muitas conversas. Todos queriam trocar um quilo de alimentos não perecíveis pelo abadá do bloco, que sairá na sexta-feira, às 14h, na praça em frente ao prédio da rádio.

A grande empolgação dos marmanjos era conseguir ser o banana do bloco, pois a mulher bacalhau já foi escolhida. Um dos candidatos foi Jonathan, 20 anos, morador do bairro Santa Rita. Ele rebolou o quanto pode para ser o escolhido.

Além de toda a festa organizada pela equipe, os moradores da cidade também puderam ganhar prêmios com as brincadeiras e promoções do programa como MP4, MP3, kits e camisas. Tudo foi gravado, fotografado e registrado no site da rádio. Quem não participou da folia, pode conferir tudo o que rolou através das fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário