quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fera no Calçadão


Equipe do programa Beat 98 faz a festa no Centro de Nova Iguaçu
por Marina Rosa

O programa de grande sucesso de audiência entre pessoas de todas as idades da radio Beat 98 visitou Nova Iguaçu na última segunda-feira.
Tino Junior e equipe vieram com tudo para fazer o quadro "Tino nas ruas" na praça Rui Barbosa, no Centro. O alvoroço foi total e contagiante. Parecia um bloco de carnaval em pleno começo de semana. Os moradores e visitantes da cidade paravam, tiravam fotos, pediam autógrafos e participavam das brincadeiras.

Os ouvintes do programa amaram e faziam de tudo para registrar o momento. "Nem acredito que eles vieram mesmo aqui. Eu ouço o programa todos os dias, em qualquer lugar, sou fissurada" – disse Ana Paula , 17 anos, moradora do bairro Cacuia. Mesmo acompanhando o programa, ela só conseguiu acreditar na visita quando conseguiu enxergar Tino Junior, Mulher Bacalhau, Jabuti, Picles, Pinto e a Incrível Tia no meio da multidão.

Como jovem repórter, logo me interessei em entrevistá-los. Esperei até o final, mas o entusiasmo do povo era tanto que não tinha jeito de conseguir algo ali. Por sorte, um dos produtores perguntou a equipe se eu podia entrevista-los e então fui convidada a ir ao estúdio da rádio tanto para conhecer e assistir ao programa quanto participar. Sem pensar duas vezes, aceitei o convite.

Num clima sempre animado e jovem, o locutor inventa bordões que já viraram mania na boca do povo. O “que é isso, fera?” já virou febre entre os jovens da cidade. Quando veem uma menina por que se interessam, os meninos apelam para o "que é isso fera?, chupo sua lingüinha". Embora naturalmente mais tímidas, as meninas também estão aderindo ao bordão do Tino Junior. "Quando eu vejo um carinha muito lindo e quero chamar a atenção dele, acabo dizendo 'que é isso, fera?'”, confessa a estudante Mariana Almeida, 15 anos, moradora do Centro. É assim que ela tenta demonstrar o quanto ficou interessada pela beleza dele.

Fitas K7
O programa do Tino é transmitido diariamente, das oito ao meio-dia, desde setembro de 2008. É um líder de audiência na rádio, nas ruas e na internet. As comunidades são abarrotadas. Apesar disso, ele não se sente um ícone da nova geração da rádio carioca. "Eu sou um ouvinte e um apaixonado por rádio que tem a oportunidade de falar no microfone, só isso”, contou ele, que atribui o seu sucesso ao fato de fazer tudo que o ouvinte gostaria de fazer. Ele acha que seu trabalho é uma extensão das brincadeiras que fazia desde os seis anos de idade, quando usava fitas K7 para alternar entrevistas com a mãe e a execução de músicas.

O sucesso do programa ficou evidente na visita da equipe à cidade. Como o locutor mesmo disse, foi muito legal e quem estava lá pode ver. "O povo recebeu muito bem e isso tem sido uma constante de forma cada vez mais intensa. E o legal é que o Tino não só recebe atenção, carinho e admiração das mulheres, mas dos homens também, o que mostra um respeito muito grande apesar de eu ser meio estourado, às vezes, por falar o que penso. Sou honesto porque acho que a mídia tá muita hipócrita."

Como os ouvintes dos outros cantos do Rio de Janeiro, os iguaçuanos estão animadíssimos com o Banana no Bacalhau, o bloco criado pelo programa. No meio da multidão, a saída no bloco foi tema de muitas conversas. Todos queriam trocar um quilo de alimentos não perecíveis pelo abadá do bloco, que sairá na sexta-feira, às 14h, na praça em frente ao prédio da rádio.

A grande empolgação dos marmanjos era conseguir ser o banana do bloco, pois a mulher bacalhau já foi escolhida. Um dos candidatos foi Jonathan, 20 anos, morador do bairro Santa Rita. Ele rebolou o quanto pode para ser o escolhido.

Além de toda a festa organizada pela equipe, os moradores da cidade também puderam ganhar prêmios com as brincadeiras e promoções do programa como MP4, MP3, kits e camisas. Tudo foi gravado, fotografado e registrado no site da rádio. Quem não participou da folia, pode conferir tudo o que rolou através das fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...