terça-feira, 10 de junho de 2008

Um ace motivacional

Bernardinho diz que para vencer é preciso paixão.

Por Flávia Ferreira
Fotos: Mariane Dias.


Bernardo Rocha Resende é mundialmente conhecido como o Bernardinho, o vitorioso treinador da seleção brasileira masculina de vôlei. Mas as idéias usadas para motivar os jogadores também podem ser aplicadas no mundo empresarial. Pelo menos foi isso o que se viu na palestra que deu para os funcionários da AMBEV (Companhia de Bebidas da América), no último sábado, no Rio Sampa.

Com exemplos divertidos, o treinador da seleção brasileira de vôlei começou a palestra dizendo que não basta ter talento para vencer na vida. "O sucesso é uma mistura do talento com a determinação", disse ele. Esse casamento foi determinante na carreira de vencedores como Ayrton Senna, Michael Jordan, Michael Schumacher.

Mas o que é uma pessoa determinada? Onde uma pessoa talentosa encontra motivação para superar os obstáculos que a separam do sucesso? Para Bernardinho, ela deve procurar a resposta no próprio coração. "O que move os vencedores não é a necessidade, mas a paixão", afirmou.

Paixão


Para ilustrar essa teoria, Bernardinho lembrou uma conversa que teve com José Montanaro Júnior, o Montanaro. Companheiro do tempo em que ambos jogavam na seleção brasileira, Montanaro perguntou a Bernardinho. "Pra que tanta ralação, se a gente não ganha nada? Por que a gente não larga essa vida e vai trabalhar com o pai?"

Talento, determinação e paixão são fundamentais na constituição de uma equipe vitoriosa, mas Bernardinho enumerou outros elementos. "Só chegaremos onde queremos com a participação de todos", afirmou. "Todos são parte integrante do processo".

Mais uma vez ele recorreu a um exemplo pessoal para mostrar seu ponto de vista. "Oito dos principais jogadores da seleção não chegaram à final com os seus times de origem", contou. Preocupado com os jogadores da seleção mesmo quando eles estão jogando pelos clubes, ele ficou desesperado com o pífio resultado obtido por eles no campeonato nacional. "Liguei para uns, mandei e-mails para outros e outros não fiz nada." Pode parecer estranho, mas as melhores respostas que obteve foi dos jogadores com os quais brigou. "Eles preferem que a gente brigue à indiferença."

Fome de futuro


A intenção de Bernardinho e de sua comissão técnica é desafiar cada jogador a empenhar mais. "O desafio atual é o da busca", ele disse. Um antídoto para a acomodação, que no entender do treinador é um dos entraves ao desenvolvimento humano, é o libero Sérgio Dutra dos Santos, o Escadinha. "Ele corre atrás da bola como se estivesse atrás de um prato de comida", comparou Bernardinho.

Mas o excesso de amor à camisa também pode ser prejudicial, como Bernardinho explicou com o exemplo da época em que ele e o irmão jogavam no Fluminense. Ele sempre brigava com o irmão e com freqüência era expulso dos treinos. "Tomei milhares de banhos antecipados."

Um dia, ele chamou o treinador para conversar e perguntou por que, mesmo inocente, era expulso. "Ele disse que meu irmão não queria nada e que se o mandasse embora ele não voltaria." Já Bernardinho voltava com mais garra ainda quando era mandado para casa mais cedo. "A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer."

O treinador apresentou uma última pedra na construção da ponte entre os nossos sonhos e as nossas realizações: a disciplina. Ela será fundamental para que superemos nossos adversários, que querem têm tanta vontade de vencer quanto nós. "A diferença está na continuidade da preparação e na disciplina com que construímos nossa estrada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...