terça-feira, 17 de junho de 2008

A multiplicação do amor

Festa de Santo Antônio atrai multidão em Nova Iguaçu.
Texto e fotos por Bruno Marinho Loura e Marcelle da Fonseca

Santo Antônio inaugura as festas juninas em todo Brasil. Aqui em Nova Iguaçu ele tem um título mais que especial. É o padroeiro de nossa cidade e tem uma festa reconhecida por todos como a maior da Baixada Fluminense. A prefeitura fechou a Av. Avenida Marechal Floriano Peixoto entre a rua Dom Walmor e a Praça da Liberdade, fechando quase dois quilômetros durante quatro dias para que o santo casamenteiro fosse comemorado.

Na sexta-feira, dia de Santo Antônio, a Diocese e o Município de Nova Iguaçu amanheceram em festa. O altar da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro, havia sido adornado com muitas flores amarelas, vermelhas e brancas. Mesmo sendo uma sexta-feira 13, os católicos dos seis municípios da Baixada não se mostraram supersticiosos e aos poucos foram lotando a Catedral. Dirigiam-se e amontoavam-se à frente da imagem do santo, onde faziam seus pedidos: “Pedi a ele para que intercedesse junto a Deus pelos casamentos e noivados, pois está havendo muitos divórcios”, disse a dona de casa Nayane Couto, 34 anos.

A missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Luciano Bergamin, que em sua homilia ressaltou a campanha da fraternidade 2008, “Fraternidade e defesa da vida”. Ele também pediu ao santo para que abençoe as famílias e as ilumine na ora de votar. A celebração Eucarística foi co-presidida por dezenas de padres e diáconos. Também marcaram presença o prefeito da cidade, Lindberg Farias, autoridades militares e o deputado federal Nelson Bornier.

Pão na mesa

A missa foi concluída com a tradicional benção dos pães, uma homenagem ao fato de Santo Antônio distribuir esse tipo de alimento para as famílias pobres de Pádua e Lisboa. De acordo com a lenda cristã, não faltará pão na mesa de quem guardar um pão dentro de uma lata de mantimento. Há quem diga que o pão não mofa, mantendo suas propriedades durante um ano.

A procissão saiu em seguida, arrastando uma multidão pelas ruas do Centro. Por onde passava, o padre Geraldo Magalhães, pároco da Catedral, aspergia água benta sobre os fiéis, as barraquinhas e as lojas comerciais.

Festa do Oi

A festa, conhecida como a "festa do vai e vem" ou "festa do oi", também fez jus à tradição. A festa ganhou esse apelido por causa da multidão que se espreme na Avenida Marechal Floriano Peixoto. De um lado, forma-se uma fila que vai e, do outro, uma que vem. E nesse movimento, as pessoas mal têm tempo de cumprimentar os muitos conhecidos que vão encontrando: "oi, oi, oi."

Nesse vai-e-vem, as pessoas encontram várias barraquinhas de sopa, milho, cachorro-quente, hambúrguer, churrasquinho e artigos religiosos, como terços, medalhas, camisetas e fitinhas de Santo Antônio. Também há barraquinhas de artesanato e bebida. Mas o item mais vendido na festa é a cocada. Elas são oferecidos em pelo menos 20 barracas, nos mais variados sabores.


Depois das barraquinhas, as pessoas dançam, sambam, cantam e rebolam até o chão ao som dos grupos de pagode, funk e axé que se revezam no palanque. Nas mesas da Praça da Liberdade, a multidão bebe, come e gargalha.




O milagre do amor

Parte da multidão foi para a festa agradecer a graça concedida pelo santo casamenteiro. Esse foi o caso de Lidiane dos Santos Silva, que há dois anos vai à festa agradecer por ter conseguido o atual namorado. Não é diferente com Luciene Almeida Faria: “Eu agradeço muito a Deus e ao santinho, pois eu não conseguia namorado. Depois que pedi muito a Deus e tive fé na intercessão de Santo Antônio, consegui um ótimo namorado que mais tarde se tornou meu marido e no dia 13 de junho deste ano completamos 10 anos juntos”, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...