quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cultura é compromisso

"A Segunda Conferência Municipal de Cultura pode consolidar o papel da cultura como transformação da sociedade" Marcus Vinicíus Faustini, secretário de cultura de Nova Iguaçu.

Por Letícia da Rocha
Imagens de celular

Estará acontecendo na cidade de Nova Iguaçu a Segunda Conferência Municipal de Cultura durante os dias 26, 27 e 28 deste mês. Os participantes da Conferência terão voz para ajudar a construir o novo Plano de Municipal Cultura de Nova Iguaçu. Além disso, todas as decisões tomadas em relação ao plano poderão ser transformadas em lei.

Com isso, mesmo mudando o prefeito de Nova Iguaçu nas próximas eleições, a lei continuará em vigor e a população poderá reinvidicar seus direitos caso a lei não seja cumprida. É uma grande oportunidade para quem se interessa pela questão cultural, ou seja, lideranças comunitárias, educadores, artistas, produtores e gestores culturais da cidade. "

Já foi-se o tempo em que só se falava de cultura entre as pessoas da elite, ou seja, a cultura era só para ricos", diz Jorge Cardoso, sub-secretário de cultura. Nesta mesma linha de pensamento está Silvia Regina, funcionária da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu. Ela diz que os eventos culturais só aconteciam no Rio e com isso a Baixada ficava excluída.
O conselho de Cultura da cidade será renovado de forma democrática, por eleição. Nele serão eleitos 5 membros do governo, 5 de instituições ligadas a cultura e 5 artistas. Os conselheiros eleitos lutarão pela destinação de 1% do Orçamento municipal para a Cultura, este é um indicativo nacional necessário à cultura local.

O evento espera receber 200 pessoas, dentre elas, toda a Secretaria de Cultura e os jovens da cidade. Quinta, dia 26, terá uma solenidade de abertura, às 19h, com presença do prefeito Lindberg Farias e a primeira dama Maria Antônia Goulart. Na mesa estará presente. Sexta, 27, haverá a discussão sobre os temas "Plano Municipal de Cultura", Lugar de artista é no governo?" e a Avaliação de Conselho Municipal de Cultural. E no sábado, dia 28, é dia da eleição dos novos conselheiros, debate sobre diversidade cultural e tecnologia digital, com a preseça de ivana bentes, pesquisadora de midias digitais e professora da UFRJ. À noite, acontece a confraternização geral com uma grande Festa Junina da Cultura, com diversos shows de forró, Afoxémachabomba, poetas e muitas atrações no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

As Inscrições para a Conferência de cultura estarão abertas do dia 10 ao dia 25 de junho no Espaço Cultural Sylvio Monteiro ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A solenidade está aberta ao público, mas no decorrer da evento só entrarão pessoas inscritas.


Programação:

Na quinta-feira, 26/06 – Abertura da II Conferência de Cultura de Nova Iguaçu, às 18h. Após a solenidade, shows com os grupos Caco de Vidro e Afro Nova Era, e apresentação de Décio do Cavaco e Daniel Guerra.

Na sexta-feira, 27/06 - Mesa 1: Plano Municipal de Cultura, às 9h30. Mesa 2: Gestão Pública – Lugar de Artista é no Governo?, às 11h30. Mesa 3: Conselho Municipal de Cultura – Avanços, Desafios e Perspectivas, às 14h. A partir das 19h30 o Afoxé Maxambomba e grupo Ojise Non prometem animar com o melhor da música e dança Afro Brasileira.

No sábado, 28/06 - Mesa 4: Nova Iguaçu Falando para o Mundo – da Diversidade Cultural à Tecnologia Digital, às 9h30. Participarão da mesa a diretora da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), Ivana Bentes, o secretário municipal de Cultura e Turismo, e Dudu de Morro Agudo, representante do Movimento Enraizados. A festa musical vai começar às 18h, com Rita do Cordel e a apresentação da quadrilha com casamento na roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário