quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cultura é compromisso

"A Segunda Conferência Municipal de Cultura pode consolidar o papel da cultura como transformação da sociedade" Marcus Vinicíus Faustini, secretário de cultura de Nova Iguaçu.

Por Letícia da Rocha
Imagens de celular

Estará acontecendo na cidade de Nova Iguaçu a Segunda Conferência Municipal de Cultura durante os dias 26, 27 e 28 deste mês. Os participantes da Conferência terão voz para ajudar a construir o novo Plano de Municipal Cultura de Nova Iguaçu. Além disso, todas as decisões tomadas em relação ao plano poderão ser transformadas em lei.

Com isso, mesmo mudando o prefeito de Nova Iguaçu nas próximas eleições, a lei continuará em vigor e a população poderá reinvidicar seus direitos caso a lei não seja cumprida. É uma grande oportunidade para quem se interessa pela questão cultural, ou seja, lideranças comunitárias, educadores, artistas, produtores e gestores culturais da cidade. "

Já foi-se o tempo em que só se falava de cultura entre as pessoas da elite, ou seja, a cultura era só para ricos", diz Jorge Cardoso, sub-secretário de cultura. Nesta mesma linha de pensamento está Silvia Regina, funcionária da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu. Ela diz que os eventos culturais só aconteciam no Rio e com isso a Baixada ficava excluída.
O conselho de Cultura da cidade será renovado de forma democrática, por eleição. Nele serão eleitos 5 membros do governo, 5 de instituições ligadas a cultura e 5 artistas. Os conselheiros eleitos lutarão pela destinação de 1% do Orçamento municipal para a Cultura, este é um indicativo nacional necessário à cultura local.

O evento espera receber 200 pessoas, dentre elas, toda a Secretaria de Cultura e os jovens da cidade. Quinta, dia 26, terá uma solenidade de abertura, às 19h, com presença do prefeito Lindberg Farias e a primeira dama Maria Antônia Goulart. Na mesa estará presente. Sexta, 27, haverá a discussão sobre os temas "Plano Municipal de Cultura", Lugar de artista é no governo?" e a Avaliação de Conselho Municipal de Cultural. E no sábado, dia 28, é dia da eleição dos novos conselheiros, debate sobre diversidade cultural e tecnologia digital, com a preseça de ivana bentes, pesquisadora de midias digitais e professora da UFRJ. À noite, acontece a confraternização geral com uma grande Festa Junina da Cultura, com diversos shows de forró, Afoxémachabomba, poetas e muitas atrações no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

As Inscrições para a Conferência de cultura estarão abertas do dia 10 ao dia 25 de junho no Espaço Cultural Sylvio Monteiro ou na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A solenidade está aberta ao público, mas no decorrer da evento só entrarão pessoas inscritas.


Programação:

Na quinta-feira, 26/06 – Abertura da II Conferência de Cultura de Nova Iguaçu, às 18h. Após a solenidade, shows com os grupos Caco de Vidro e Afro Nova Era, e apresentação de Décio do Cavaco e Daniel Guerra.

Na sexta-feira, 27/06 - Mesa 1: Plano Municipal de Cultura, às 9h30. Mesa 2: Gestão Pública – Lugar de Artista é no Governo?, às 11h30. Mesa 3: Conselho Municipal de Cultura – Avanços, Desafios e Perspectivas, às 14h. A partir das 19h30 o Afoxé Maxambomba e grupo Ojise Non prometem animar com o melhor da música e dança Afro Brasileira.

No sábado, 28/06 - Mesa 4: Nova Iguaçu Falando para o Mundo – da Diversidade Cultural à Tecnologia Digital, às 9h30. Participarão da mesa a diretora da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO), Ivana Bentes, o secretário municipal de Cultura e Turismo, e Dudu de Morro Agudo, representante do Movimento Enraizados. A festa musical vai começar às 18h, com Rita do Cordel e a apresentação da quadrilha com casamento na roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...