quarta-feira, 28 de maio de 2008

Supinos, legs e qualidade de vida

Academia de ginástica a céu aberto leva emprego e saúde para Miguel Couto.

Por William Faria da Costa


Em mais uma tentativa de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Nova Iguaçu, a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu inaugurou uma academia de ginástica a céu aberto em Miguel Couto no dia 9 de fevereiro de 2007. As aulas são inteiramente grátis e podem ser freqüentadas por toda a comunidade do bairro.

Com pouco mais de um ano de existência, a academia já virou um ponto de referência no bairro de Miguel Couto e na cidade de Nova Iguaçu, com cerca de 3.000 inscritos e 1.500 alunos assíduos. Além de ser um espaço para a saúde e para o lazer, a academia proporciona 16 empregos para moradores da região: quatro professores de educação física, quatro estagiários, dois auxiliares administrativos, dois auxiliares de serviços gerais, um professor de capoeira e três vigias.


Entre as atividades oferecidas, tem ginástica localizada, aeróbica e alongamento para adultos e jovens a partir dos 15 anos. Porém, os menores de 18 anos só podem freqüentar o espaço se, além de apresentar o atestado médico e as duas fotos ¾ exigidos dos demais alunos no ato da matrícula, entregarem a autorização assinada pelo responsável. O público da academia é mais abragente. Além dos jovens e adultos, crianças a partir de sete anos podem participar.


A academia funciona de segunda a sexta-feira em dois horários: das 6h às 10h40h e das 16h às 20h40. Aos sábados, só tem aula na parte da manhã, das 7h às 11h. A academia não funciona entre as 10h40 e as 16h por causa da exposição ao sol, não aconselhada pelos médicos.

Os freqüentadores do horário da manhã na sua maioria são mulheres e idosos. Já a partir das 16h, a academia é tomada de jovens do sexo masculino. Os alunos e funcionários que entrevistei se mostraram muito satisfeitos com o projeto. Alguns ressaltaram a importância da prática de exercícios físicos em uma área carente, onde em geral o cuidado com o corpo é visto como supérfluo.


A academia a céu aberto de Miguel Couto foi a segunda a ser inaugurada de uma série de três - as outras duas ficam em Jardim Tropical, inaugurada em 14 de agosto de 2006, e na Via Light, próxima ao Hipermercado Extra, inaugurada em 1º de maio de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...