Por William Faria da Costa
Em mais uma tentativa de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Nova Iguaçu, a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu inaugurou uma academia de ginástica a céu aberto em Miguel Couto no dia 9 de fevereiro de 2007. As aulas são inteiramente grátis e podem ser freqüentadas por toda a comunidade do bairro.
Com pouco mais de um ano de existência, a academia já virou um ponto de referência no bairro de Miguel Couto e na cidade de Nova Iguaçu, com cerca de 3.000 inscritos e 1.500 alunos assíduos. Além de ser um espaço para a saúde e para o lazer, a academia proporciona 16 empregos para moradores da região: quatro professores de educação física, quatro estagiários, dois auxiliares administrativos, dois auxiliares de serviços gerais, um professor de capoeira e três vigias.
Entre as atividades oferecidas, tem ginástica localizada, aeróbica e alongamento para adultos e jovens a partir dos 15 anos. Porém, os menores de 18 anos só podem freqüentar o espaço se, além de apresentar o atestado médico e as duas fotos ¾ exigidos dos demais alunos no ato da matrícula, entregarem a autorização assinada pelo responsável. O público da academia é mais abragente. Além dos jovens e adultos, crianças a partir de sete anos podem participar.
A academia funciona de segunda a sexta-feira em dois horários: das 6h às 10h40h e das 16h às 20h40. Aos sábados, só tem aula na parte da manhã, das 7h às 11h. A academia não funciona entre as 10h40 e as 16h por causa da exposição ao sol, não aconselhada pelos médicos.
Os freqüentadores do horário da manhã na sua maioria são mulheres e idosos. Já a partir das 16h, a academia é tomada de jovens do sexo masculino. Os alunos e funcionários que entrevistei se mostraram muito satisfeitos com o projeto. Alguns ressaltaram a importância da prática de exercícios físicos em uma área carente, onde em geral o cuidado com o corpo é visto como supérfluo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário