segunda-feira, 12 de maio de 2008

Lindberg é mesmo um cara rodado!

Relacionamento de Lindberg Farias facilita a vinda de SBPC para a Baixada Fluminense.

Por Flávia Ferreira
Fotos Gabriela Bré

As relações entre a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso daCiência) e o prefeito Lindberg Farias vem de longas datas. "Foi numa reunião da SBPC que começou a campanha do impeachment do presidenteCollor", disse o prefeito de Nova Iguaçu na abertura da SBPC Regional da Baixada Fluminense, na quarta-feira 7 maio. Foi nessa campanha que o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) se tornou uma liderança nacional, à frente do ruidoso movimento cara-pintada.
“Quando fui presidente da UNE, no início da década de 1990, eu participava das reuniões da SBPC”, disse o prefeito. Essas reuniões eram verdadeiros encontros cívicos, dos quais participavam cientistas, professores e estudantes para discutir os avanços tecnológicos e sociais que envolviam o país. Uma das pessoas encontradas nestas reuniões, é o hoje presidente Luis Inácio Lula da Silva. A amizade entre Lula e Lindberg, que surgiu nas viagens que ambos fizeram pelo Brasil durante campanha Fora Collor, facilita a chegada de projetos federais implantados em Nova Iguaçu.
A UNE tem uma grande história de lutas e conquistas ao lado do povo brasileiro. Um dos momentos mais memoráveis do movimento estudantil foi a campanha pelo Impeachment de Fernando Collor. A UNE mobilizou milhares de estudantes "caras-pintadas", que foram às ruas com a campanha "Fora Collor". A pressão da opinião pública chegou a um ponto tal, que se tornou inevitável a renúncia do ex-presidente.

Também foi em reuniões da SBPC, que Lindberg se aproximou da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). "O movimento estudantil me colocou em contato com as entidades de maior relevância política no Brasil", disse ele

Mas não para por aí. Foi graças à projeção que, em 1994 ganhou no movimento estudantil, que se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro com a legenda do PC do B (Partido Comunista doBrasil). Em 96, tornou-se presidente da UJS (União da Juventude Socialista), outraimportante mobilizadora social dos jovens; em 97 começou a fazer partedo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Depois de perder as eleições de 1998, ingressou no PT (Partido dos Trabalhadores) em 2001. Foi por essa legenda que voltou à Câmara dos Deputados, com mais de 83 mil votos.

Nova Iguaçu entrou na vida de Lindberg em 2004, quando venceu o então prefeito Mário Marques no segundo turno das eleições municipais. Já na condição de prefeito, Lindberg acionou seus contatos para trazer a SBPC para a Baixada Fluminense. "Essa reunião regional, em Nova Iguaçu e em Duque de Caxias, está ligada ao desenvolvimento econômico." Ele diz que Nova Iguaçu vem se desenvolvendo cada vez mais, tanto no âmbito econômico quanto social, educacional e cultural.

Lindberg fala que era um garoto no meio de todos aqueles grandalhões – as cinco grandes entidades. "Tive a oportunidade de viver tudo isso muito jovem. Por isso, de toda essa loucura, estou aqui!", diz ele rindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...