quarta-feira, 14 de maio de 2008

Amor voluntário

A felicidade alheia também traz felicidade.

Por Letícia da Rocha e Pixula Nunes

Mary Lucy Mendes da Costa Barreto, 48 anos, decidiu dar um rumo diferente a sua vida. Formada em magistério, Mary nunca exerceu a profissão, mas sentia falta de trabalhar. Então, em maio de 2004, com a ajuda do antigo diretor do Instituto de Educação Rangel Pestana, Wilson José da Silva, transformou uma pequena sala abandonada em sala de leitura.

Mary, que é a primeira voluntária da escola, diz sentir um prazer inexplicável ao realizar seu trabalho. Tem os alunos como filhos e os trata como tal. "Se eu tiver que chamar a atenção, eu chamo", diz Mary.

O início não foi nada fácil, no entanto. "A atual sala de leitura era uma sala suja e com muita teia de aranha. Então, limpei e transformei a pequena sala. Hoje, a sala tem cerca da 2 mil livros, televisão e até vídeo". A sala de leitura é freqüentada por alunos de todos os turnos, desde crianças até adultos, que sempre ficam chateados quando vêem a porta fechada. A única ajuda que a sala de leitura recebe é o apoio da família e, às vezes, alguns livros.

Há três anos Mary tem uma parceria com a entidade ambientalista Onda Verde, situada em Tinguá. Mediante o agendamento de um ônibus disponibilizado pela ONG, os alunos do instituto visitam a instituição algumas no ano.

Para aqueles que acham que dinheiro é tudo, Mary mostra que a felicidade alheia também traz felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...