sexta-feira, 9 de maio de 2008

Diferenças abençoadas

Jovens repórteres participam de debate religioso em escola da Zona Sul
Por Bruno Marinho

A equipe do "Jovem Repórter" foi mais uma vez à Zona Sul do Rio de Janeiro, dessa vez na Urca. Fomos participar de um debate sobre liberdade religiosa na Escola Britânica. Chegamos lá e vimos um ambiente muito diferente do nosso. Parecia uma ilha da fantasia, onde todos falavam inglês. Confesso que tive um ataque de paranóia. Achava o tempo inteiro que os estudantes da Escola Britânica estavam falando de nós.

Apesar do mal-estar inicial, Flávia Ferreira, Felipe Rodrigo e eu fomos para o debate depois de almoçarmos no restaurante da escola. O debate ocorreu na biblioteca, que fica no sétimo andar do prédio. Além de nós e dos estudantes da Escola Britânica, participaram do debate religioso um grupo de estudantes americanos e jovens da comunidade da Babilônia, um morro que fica em frente à escola.

O debate, organizado pela antropóloga paulista Marcella Camargo, foi mediado por três líderes de religiões diferentes: o pastor Wainer, o padre Ricardo e o pai de santo Adailton.

O primeiro bloco do debate teve como tema o significado da religião e de que forma ela se liga à vida cotidiana. O pai-de-santo Adailton disse que sua religião está ligado a um sagrado não muito distante do homem. "Ao contrário de outras religiões, nós não acreditamos na existência de um único deus, mas de um Deus maior e uma série de deuses e deusas que interagem com os homens", disse Adailton. Já o pastor Wainer acredita que há um Deus trino e uno, que desceu à Terra para compartilhar a vida conosco de uma forma física. "Seguimos a linha do amor ao próximo para assim nos aproximarmos de Deus", explicou. Para o padre Ricardo, que insistiu nas semelhanças entre as igrejas católica e protestante, a raiz do cristianismo é amor. "A lei do cristianismo é amar a Deus e ao próximo.

"Nossa repórter Flávia Ferreira, que é evangélica, foi a primeira a falar. Ela insistiu na hipocrisia das pessoas que pregam uma coisa e fazem outra. "Vejo que as pessoas das diversas religiões pregam o amor ao próximo, mas os seus fiéis fazem o contrário na rua", disse Flávia. "No dia-a-dia, elas invejam e discriminam." Eu discordei de minha amiga da Escola Agência de Comunicação. "Não podemos ver a religião a partir do indivíduo, mas como um todo", eu disse não somente para ele, mas para o grupo. Para mim, parece óbvio que não dá para julgar o Vaticano pelo que acontece aqui em Nova Iguaçu ou Itaparica. "Não podemos querer que a igreja seja igual em todo mundo", eu disse. Uma menina da Escola Britânica, que se apresentou como Júlia, conseguiu achar um meio termo entre mim e Flávia.

O segundo bloco do debate, o que mais nos mobilizou, teve como tema o sexo antes do casamento. Achei o debate como um todo muito cor-de-rosa, durante o qual os três líderes religiosos evitaram falar das diferenças que os separam e priorizaram as semelhanças que os unem. Mas eles foram mais parecidos do que nunca na hora de falar de sexo na juventude. Resumindo, eles acham que precisamos ganhar maturidade e esperar a pessoa certa, com a qual devemos viver até o fim de nossa vida. Talvez o único ponto em que tenham divergido foi o da camisinha. O pai-de-santo Adailton, para quem a sexualidade não está de todo dissociada do prazer, é legítimo o uso da camisinha condenado pelas igrejas cristãs.

Érica, do morro da Babilônia, traduziu o sentimento da maioria dos jovens presentes. "A educação sexual depende muito mais dos pais do que da igreja", disse ela, que é evangélica. "Acho que os pais não devem proibir o sexo, mas educar os filhos." Julia, da Escola Britânica, condenou a exacerbação do sexo na mídia. "A gente não vê uma novela em que homens e mulheres, com corpos lindos, não apareçam seminus.

"Os jovens introduziram três questões polêmicas para as igrejas, cujo conservadorismo as impede de acompanhar a evolução natural do tempo. As questões a que me refiro são o aborto, os preservativos e o homossexualismo.

"Sou a favor da vida e por isso sou contra o aborto", disse o pastor, traduzindo o sentimento dos três religiosos. O padre Ricardo, fazendo jus a uma histórica militância na chamada Teologia da Libertação, classificou o preservativo como um mal necessário. "O ideal é que não houvesse doenças", disse o padre. "Mas uma das razões para que a igreja condene o preservativo é inibir o sexo prematuro." O homossexualismo, estigmatizado tanto pela sociedade como pelas igrejas tradicionais, só é aceito com naturalidade no candomblé. "Somos chamados de a religião gay", explicou Adailton, que é homossexual.

O debate foi encerrado com uma discussão sobre a guerra santa. Para o padre Ricardo, não há guerras religiosas, mas econômicas. Fazendo coro ao líder católico, o pastor Weiner lembrou que muitas pessoas vêem as coisas com radicalismo, achando que têm uma melhor compreensão de Deus do que seus irmãos. "Mas temos que ver que a Bíblia é aberta a várias interpretações e com isso algumas visões são nossas e não de Deus", ressalvou o pastor. O pai-de-santo lamentou a existência de guerras religiosas, mas afirmou que elas na verdade são mais culturais. "Nós das religiões afro-brasileiras somos muito discriminados e faz-se até mesmo uma guerra contra o diferente", afirmou.

Quando acabou o debate, houve uma confraternização onde podemos nos conhecer melhor e ver que nas diferenças nos respeitamos.Voltamos para a Baixada com a certeza de que pessoas de diferentes linhas religiosas, sociais, culturais e até nacionais podem sentar e conversar sobre aquilo que rege nosso comportamento e atitudes, a religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...