segunda-feira, 26 de maio de 2008

Memórias do esquecimento

Padre Agostinho dá uma aula de democracia e esperança a nossos jovens repórteres.

Por Bruno Marinho
Imagens de celular

Entrevistamos o padre Agostinho Pretto, um homem que viveu e lutou contra a ditadura militar em Nova Iguaçu. Quem diria que por trás de um homem de 84 anos teríamos tantas histórias de um período tão triste do país? Foi uma tarde emocionante.

O religioso fez um esforço brutal para subir os três lances de escada que levam à Secretaria de Cultura e Turismo, na Avenida Nilo Peçanha. Ele chegou amparado pelo padre Geraldo Lima e apoiado em uma bengala. Mas abriu um largo sorriso tão logo entrou na sala.

- Olá, juventude – disse.

Ficamos encantados com a vitalidade que emanava dele, embora fosse igualmente visível o peso da idade. Assim que se acomodou, respirou fundo e abriu sua metralhadora giratória.

- Meu nome é Agostinho, sou gaúcho e cheguei ao Rio de Janeiro em 1963 – disse.

O padre não usou de meias-palavras para analisar os primórdios do movimento militar, que tomou o país de assalto na virada de março para abril de 1964.

- Em 1964, os militares deram o grito: "Silêncio, Brasil, aqui mandamos nós!" Em 1968, com a edição do AI-5, eles gritaram de novo: "Todos para dentro de suas casas, porque aqui mandamos nós!"

O padre, que participou da resistência principalmente na segunda fase da ditadura, terminou sendo preso. Conheceu então o silêncio da cela, os gritos dos torturadores e a morte dos torturados.

- Nada vai apagar essas desgraças – disse.

Apesar de todas as desgraças daquela época, Padre Agostinho não teve dificuldade para identificar o pior momento dos chamados anos de chumbo.

- É não poder ir e vir – disse o padre. – É você não poder se expressar.

Em nome da liberdade, a juventude daquela época chegou a dar a vida. Um dos casos mais emblemáticos dessa capacidade de sacrifício foi o estudante paraense Edson Luiz Lima Souto, assassinado no restaurante Calabouço no dia 28 de março de 1968.

- Ficamos uma noite inteira diante do corpo dele, levantando a mão e dizendo: "Edson, com a sua morte, ganharemos a liberdade."

A morte de Edson Luiz, como prometeram os militantes que velaram o seu corpo, foi o ponto de partida de um ano de muitas e ruidosas manifestações políticas pela volta da liberdade no Brasil. Mas o AI-5, em dezembro de 1968, abortou a festa democrática. Quem não morreu teve que silenciar ou fugir do país.

- Tiro o chapéu para os exilados porque ir para o exílio não é fugir, mas respirar para poder voltar com mais força.

É nesse momento que surge a figura de Dom Adriano Hypólito, que marcaria tanto a vida do Padre Agostinho como a do país.

- Ele abriu as portas a todo aquele que era perseguido ou estava marcado para morrer.

Vieram para Nova Iguaçu, refugiar-se sob o manto protetor da Diocese de Nova Iguaçu, médicos, professores, advogados, trabalhadores e religiosos, como o próprio Padre Agostinho.

- Fomos acolhidos nos centros comunitários, nas igrejas e nas casas do povão – conta o religioso.

É nesse momento da história de Nova Iguaçu que surgem as Comunidades Eclesiais de Base, Centro de Direitos Humanos da Baixada Fluminense e o Movimento das Associações de Bairro. Só para se ter uma idéia da capacidade de mobilização do movimento popular de Nova Iguaçu, 50% dos membros da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro, a FAMERJ, eram da cidade.

– Eles são os verdadeiros heróis dessa época: o povão!

Com a redemocratização e principalmente a abertura do país para o mundo, o movimento popular nunca mais foi o mesmo.

- Com o choque da modernidade, nós nos acomodamos – lamenta.

O esvaziamento das lutas populares depois da redemocratização leva muitas pessoas a dizerem que prefere a época da ditadura. Padre Agostinho reage com indignação todas as vezes em que ouve esse tipo de estupidez.

- Rezem a Deus para que esse tempo não volte – protesta. – A ditadura foi um tempo terrível, que nossa gente não deve esquecer.

Apesar da tsunami de pessimismo em relação à capacidade de reação da população, Padre Agostinho não perde nem o otimismo nem a fé. Para ele, ainda estamos vivendo a ressaca de um longo tempo em que o povo brasileiro foi massacrado por uma elite voraz e corrupta.

- Todos esses danos que temos aí são decorrentes da ditadura – analisa.

Entre esses danos, o religioso enumera a corrupção e principalmente a descrença na política e nos políticos, hoje sinônimos de ladrões. Padre Agostinho não se esquece de contabilizar o que chama de ditadura do descaso.

- Imagine você ir hoje ao médico e ele te dizer volte no mês de agosto.

Mas as viagens que fez ao redor do mundo lhe deram um novo ânimo. Viu na África e na China que a juventude não apenas é igual em todos cantos do planeta, mas em todas as épocas.

- A juventude de hoje não é diferente da juventude de minha época - afirma. - Ela não está dando sopa, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...